Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Só Reforma Agrária?

“Pão, paz e terra” foi o tema base das Teses de Abril, tão defendida e proclamada por Lênin. A Rússia feudal, em plena crise econômica e social, vivenciou a reforma agrária – a qual conseguiu reestruturá-la. A fome torna russos e brasileiros anêmicos e esquálidos, a diferença é que os brasileiros ainda vivem em um país feudal.
Lênin provavelmente reformularia sua tese frente ao sistema econômico atual; não se precisa apenas de terra para se plantar. Reforma agrária não é mais solução se feita isolada, é preciso criar condições econômicas para que um interiorano tenha capacidade de competir no mercado. Estradas, sementes, adubos, educação ambiental. Lênin, com certeza, teria muito o que refletir.
O Brasil é o quinto maior país do globo, ou seja, temos terra – e muita! É tanta terra, que a coroa portuguesa deu-se ao luxo de dividi- lá em grandes porções e doá-las a um grupo restrito. Eis o surgimento dos contrastes, da segregação. Hoje, esses latifundiários produzem principalmente cana-de-açúcar e exportam, a seca não é o obstáculo. Por que não tornar as terras brasileiras menos injustas ao seu povo?
O Brasil tem uma economia direcionada aos interesses elitistas e externos, de potências imperialistas. Elas precisam do biodiesel, das nossas florestas, da nossa miséria. Sem-terras? Ribeirinhos? Esses são cidadãos de papel, avisem a eles por favor. Afinal, João Goulart não está no governo – e nunca esteve; sem mais comentários.
Babsi
Enviado por Babsi em 05/09/2007
Código do texto: T640396

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Flora Feitosa Menezes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Babsi
Belém - Pará - Brasil, 27 anos
5 textos (1137 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/12/17 20:37)
Babsi