Só Reforma Agrária?

“Pão, paz e terra” foi o tema base das Teses de Abril, tão defendida e proclamada por Lênin. A Rússia feudal, em plena crise econômica e social, vivenciou a reforma agrária – a qual conseguiu reestruturá-la. A fome torna russos e brasileiros anêmicos e esquálidos, a diferença é que os brasileiros ainda vivem em um país feudal.

Lênin provavelmente reformularia sua tese frente ao sistema econômico atual; não se precisa apenas de terra para se plantar. Reforma agrária não é mais solução se feita isolada, é preciso criar condições econômicas para que um interiorano tenha capacidade de competir no mercado. Estradas, sementes, adubos, educação ambiental. Lênin, com certeza, teria muito o que refletir.

O Brasil é o quinto maior país do globo, ou seja, temos terra – e muita! É tanta terra, que a coroa portuguesa deu-se ao luxo de dividi- lá em grandes porções e doá-las a um grupo restrito. Eis o surgimento dos contrastes, da segregação. Hoje, esses latifundiários produzem principalmente cana-de-açúcar e exportam, a seca não é o obstáculo. Por que não tornar as terras brasileiras menos injustas ao seu povo?

O Brasil tem uma economia direcionada aos interesses elitistas e externos, de potências imperialistas. Elas precisam do biodiesel, das nossas florestas, da nossa miséria. Sem-terras? Ribeirinhos? Esses são cidadãos de papel, avisem a eles por favor. Afinal, João Goulart não está no governo – e nunca esteve; sem mais comentários.