"A Viagem"

Existe um certo ditado que diz:Deus escreve certo por linhas tortas,mais vos digo que Deus escreve certo por linhas certas,com Deus ou é com ele ou não é,ou o Ama e o teme adorando a sua palavra ou arque com suas escolhas,vos convido agora a fazer uma reflexão comigo,existe um professor chamado Bretes e é um senhor que que adora viajar e a preocupação da viagem é a parte mais legal,tem a expectativa,a adrenalina da viagem,ficar se programando,fazendo os cálculos,leva isto deixa aquilo,enfim quando falamos de viagem vem o lema:Sou forasteiro aqui em terra estranha,estou em uma terra que não é minha,sou brasileiro mais não pertenço a Maldade que há neste mundo,não pertenço a corrupção deste país enfim e toda a viagem precisa de um destino.

Pense nisto como uma reflexão: John Stott grande teólogo sábio e culto que nos deixou em 2011 dizia:Toda ação precisa de uma reação,o que nos diz que tudo tem um sentido e de que nada acontece por acaso,visualize um jardim,veja o quão atraente ele é,em Cânticos de Salomão está escrito que:Cânticos dos Cânticos 4.12

“Você é um jardim fechado, minha irmã, minha noiva; você é uma nascente fechada, uma fonte selada”.Você é um jardim fechado e tem tudo para ser atraente,a princípio tudo começou no jardim do éden quando Deus colocou o homem junto da mulher e la começou a se relacionar com ambos e lá apareceu o pecado também e a relação foi abalada com Deus,Assim somos eu e você: Nós, como noiva de Cristo – como igreja, nós somos este jardim fechado... propriedade exclusiva de Deus, como está escrito em 1Pd 2.9: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus...”

Mais como esperar e fazer a vontade de Deus?

Simples,orar e vigiar na tua palavra,neste jardim fechado só Jesus,só o Amor,a Bondade,a Mansidão podem entrar,as vezes fazemos um exame de consciência e vemos como está o nosso jardim vemos coisas que estão fora de ordem e precisam ser arrumadas,

Estamos vivendo os dias que antecedem a vinda de Jesus, e nesse tempo, espera-se que nós, nos guardemos para Jesus, tal como a noiva se guarda virgem, pura, para o seu noivo, porquanto está apaixonada por ele (moça que não se conservar assim até o dia do casamento, não deveria casar de branco na igreja – pois o branco simboliza justamente isto: a condição de pureza; e se não é mais pura, por que o branco?).

Em Ef 5.27, lemos que Jesus espera encontrar a “igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável”.

Jardim fechado implica em cuidados nos relacionamentos

Quem sabe, na sua vida, muito estrago foi feito no seu jardim, por pessoas que não lhe ajudaram, mas que só lhe atrapalharam, lhe feriram e que bagunçaram a sua vida.

Nós temos que tomar cuidado com as influências que recebemos: Com quem você anda? Quem entra na sua vida? ...será que estas pessoas estão fazendo o seu “jardim” ficar mais bonito ou estão estragando o que o Senhor plantou?

A ministra de louvor, Ana Paula Valadão, quando compôs aquela canção com esse nome: “Jardim Fechado”, ela declarou que sempre ouvia o seu pai lhe dizer este conselho: “Filha, seja um jardim fechado. Não conte os seus segredos para todo mundo, seja reservada”.

Vamos ter mais cuidado com quem nos relacionamos. É melhor andar sozinho por um tempo do que mal acompanhado.

Jardim fechado implica em cuidados com os olhos, os ouvidos e os pensamentos.

No livro A Cabana,todo o diálogo de Marc com o espírito santo de Deus era ocorrido num jardim,afinal é dentro do nosso coração e interior que nasce o ódio,a tristeza,a maldade,a solidão,como nasce o Amor,a Alegria e a Felicidade,nasce o que é novo.

Em Paulo,está escrito: .tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”.

Quando isso não é feito e pecamos, como nos sentimos? ...tristes. Isso ocorre porque este “jardim fechado”, que você é como propriedade exclusiva de Deus... quando você peca, você se sente muito triste, porque é como se o “jardim” tivesse sido invadido, bagunçado.

Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas.

Ele disse:

– A batalha é entre os dois lobos que vivem dentro de todos nós. Um é Mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego.

O outro é Bom. É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.

O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:

– Qual lobo vence?

O velho índio respondeu:

– Aquele que você alimenta!”

Realmente temos o lado bom e lado mau dentro de nosso coração,mais se decidirmos temer a Deus,viver o Amor ao próximo,agir com bondade e muita humildade,agir com sabedoria e discernimento temos que blindar nossa alma lendo a palavra de Deus,jamais deixar a maldade,o ódio deste mundo contaminar nosso coração e nossa bondade,mais chega um momento do destino nosso que é o momento de viajar para dentro de si que é complicado,olhar para si mesmo,talvez culpas,mágoas,medos,rancor,ódio,excesso de religiosidade que é quando você faz pro outro,enfim o verdadeiro prazer está em agradar a Deus e renunciar as nossas vontades se deleitar na sua palavra sagrada que é luz,está em negar a si mesmo e seguir a Deus,em dizer não a velha natureza.

Jesus perguntou três vezes pra Pedro:Pedro tu me amas?

Pedro respondeu Senhor tu sabes de tudo dentro do meu coração,vemos o quão cruéis,egoístas,sujos somos por ter maldade no olhar,egoísmo no dar,inveja no ser,enfim dói na alma,machuca o coração e faz tomar atitudes que não queríamos tomar porque revela o eu,expõe o eu interior,no primeiro ambiente temos o jardim,nós somos este jardim fechado comprado por um nobre preço o sangue de Cristo na cruz do calvário,num segundo momento é por dentro do coração uma luta de lobos do bem e do mau em nossa alma,é essencial fazer uma viagem interior para rever nossas atitudes e escolhas,para rever valores e bons costumes e priorizarmos o que é de vital importância,o que nos faz crescer como ser humano de bem,que possamos viver o Amor ao próximo,temer a Deus enfim muitas vezes esta viagem pode doer muito,vai abrir feridas que podem ou não ser sacrificadas,as vezes perdemos amizades,cortamos laços com familiares por orgulho,ou quando somos dominados pelo egocentrismo,enfim enquanto não admitirmos ser falhos com milhões de defeitos,enquanto não matamos esta nossa velha natureza enquanto queremos agradar o Mundo e desagradar a Deus não sairemos do fundo do poço.

"Enquanto não abrirmos o coração pra Jesus Cristo nada mudará,Jesus tinha um carinho especial por Marta e Maria,porém Lázaro seu irmão morreu e Marta disse pra Jesus:Se o senhor estivesse aqui meu irmão Lázaro não teria morrido,o que nos prova que a Vida depende de Cristo,quem dá a Vida é Jesus Cristo,Quem garantirá a continuação da viagem rumo a vida eterna é Cristo,pois sem Jesus não há vida o máximo que resta é religiosidade.

"Aqui estamos de passagem,estamos no dia 31 de julho de 2018,são 10:30 da manhã e você como está a sua alma?Tem agradado a Deus?Como está o seu coração,você o alimenta com a palavra de Deus?Você lê a Bíblia ou valoriza as coisas deste Mundo que é do Malígno?a Quem você serve:A um Deus de Amor e bênçãos de paz e fé ou a umMundo dominado pelo pecado onde o dinheiro compra a alma e detona o caráter das pessoas?

Ame seu próximo,aja com bondade e solidariedade,peça por sabedoria,aja com mansidão e equilíbrio,confie e espere em Deus afinal em Cristo Jesus somos mais que vencedores e tudo é possível ao que cr^}e em Deus.

Deixo estas indagações pra vocês refletirem,esta crônica foi inspirada numa pregação do irmão e presbítero Marcos na Ipi do Sol Nascente do João Paulo II EM APUCARANA PR,FOI UMA PALAVRA EDIFICANTE QUE DECIDI TORNAR LA PÚBLICA.