Vovô Carlyle

Meu vovozinho se foi ontem. Não quero ficar triste, porque acredito que as pessoas se encontram para sempre, e se despedem, e se encontram, e se despedem, num processo de muitas renovações. Melhor que ter certeza, eu sinto. Mas essa é outra conversa. Não quero ficar triste, mas vou sentir saudade!

Saudade de chegar na casa dele e perguntar:

_E aí vô, tudo MARA?

E ele responder:

_Tudo VILHA!

( morro de rir quando lembro das travessuras dele.)

Sabe, talvez eu seja mais expansiva do que devo ser, às vezes. Mas azar. No final das contas, é bom saber que eu demonstro o que sinto. Saber que eu sempre me despedia direito. Que eu disse que o amava muitas vezes. E ele falava "também te amo muito", sendo o "muito" mais baixinho no final, porque ele sabia ser dengoso!

Ele gostava de compota de figo Diet, e, no dia que ele me disse isso, fui ao supermercado e comprei uma. Quando cheguei, perguntei:

_Sabe o que eu trouxe?

Num salto, ele respondeu:

_Compota de figo diet?

...E soprou seu trombone imaginário. Engraçado que somente do trombone imaginário saía som. Quando ele comprou um trombone de verdade, o som não saía!

Quando meu amigo João foi fazer intercâmbio na França, pedi para ele mandar um cartão postal pro meu avô, pois ele era apaixonado pela França. Assim o João fez. Disse que era Napoleão Bonaparte que entrou no túnel do tempo pro futuro e estava de volta à França disfarçado de estudante de Engenharia Elétrica.. hahah Isso rendeu muitas histórias. Quando cheguei em sua casa, ainda em Belo Horizonte, ele me perguntou:

_ Luna, recebi um cartão muito suspeito. Me explica quem me mandou isso.

_ Uai, vô! Sei não!

_ Isso só pode ser obra sua!

_ Miiiinha?? Minha por que??? Se tá falando que é Napoleão, é Napoleão uai!

_Que Napoleão!!!! Esse cara já morreu há muitos anos, na guerra tal de tal, de não sei o quê...

(Ele sabia exatamente tudo da França.. tudo de História.. Pelo visto eu não aprendi nada!)

"Luna, Lunera, cascabelera..."

E agora, Sr. Carlyle?? Quem vai dizer isso? E aquele poema que a gente tomava sorvete debaixo da mesa? "E o sorvete era de framboesa"??

Hoje fiquei sabendo que você fazia um buraquinho no seu sapato para acomodar a unha encravada. Neste momento descobri de onde veio minha criatividade para certas coisas...

Obrigada por tudo, meu vovô. É a primeira vez que eu perco alguém tão importante na minha vida. Pensei que o senhor fosse infinito. Descanse em paz, na quadra das Margaridas. A gente vai cuidar da sua, que você deixou aqui com muita saudade! Ela disse que o senhor estava jovem demais...