Erro e aprendizado

A construção de um fogão solar é muito simples. Uma caixa de madeira pregada e colada para evitar frestas. As paredes da caixa devem estar a 45 graus e a altura máxima no centro não deve ultrapassar 20 cm. Nas paredes internas colar com cola comum papel alumínio. O fundo deve conter uma chapa metálica pintada de preto fosco, pode ser ferro, latão, alumínio ou chapa de cobre. O cobre é o metal que aquece mais rápido. A caixa deve estar sempre voltada para a direção do sol. assim, pode ser construída sobre uma base giratória. A tampa deve ser de vidro transparente, quanto mais grosso o vidro, menos calor se perderá para o ambiente externo. Garanta que a sua caixa esteja bem vedada, sem frestas para o calor gerado em seu interior fique ali retido. Em vez de usar o papel alumínio, pode-se também usar espelhos. Pode-se colocar painéis externos para focar mais luz para o interior da caixa. Pode-se também colocar entre o vidro e a beirada da caixa tiras de borracha e apertar a tampa sobre a borracha com tarraxas, assim a caixa passa a trabalhar também com pressão em seu interior. Quanto mais detalhada for a caixa mais luminosidade ser transformada em energia calórica e o tempo de cozimento diminui. Pode-se colocar a caixa para preaquecer a partir das 8 da manhã, contudo o cozimento só se inicia a partir das 10 horas da manhã. O feijão que não foi colocado de molho em água na véspera levará de 3 a 6 horas para ficar completamente cozido em panela de pressão.