TALENTOS DESPERDIÇADOS

TALENTOS DESPERDIÇADOS

"Caminharei / pelos altiplanos /

levando a felicidade / que carrego

comigo / todos os anos... / Para

onde fôr / levo um sinal / um

rastro de amor (...)", etc.

(trecho de anção / autores vigienses)

Esta bela canção se perdeu... ano após ano MILHARES delas são "esquecidas" pelos seus autores, desconhecidas por parentes e amigos e ignoradas pelo grande público e Radioemissoras, mesmo as "Rádio-cipó" em cada bairro (paraense), com alto-falantes pendurados nos postes próximos aos mercados principais e feiras centrais.

Lembro de cada momento da apresentação dos então jovens "vigilengos" -- que incentivei virem de seu município distante -- e do "resultado" final do evento "Uma Canção para a Paz" em 1989 aqui em Ananindeua, organizado com boa vontade e muito esforço pelo radialista Juscelino Ramos, também cantor e com 1 disco LP gravado, mas que os "jurados" embaçaram, ao premiar um plágio descarado dos Secos & Molhados como a vencedora e... melhor arranjo (?!).

São águas passadas e as recordo agora por ter achado no "lixão" do bairro uma curiosa revista de folhas plastificadas, papel de qualidade e toda dedicada a artistas "amadores", alguns até com DRT, que não sei o que é mas que os qualificam e CONFIRMAM enquanto artistas profissionais.

Brasil afora vemos MILHARES deles compondo e criando... para quê ?! Esfôrço inútil... sem condições de gravar, de ao menos apresentar entre amigos e vizinhos, sem que os setores culturais de cada cidade se movimentem para apoiá-los, sequer para RECONHECER sua existência.

Enquanto o MinC "dorme em berço esplêndido", o programa RUMOS -- do Banco Itaú -- recebeu em 2017 mais de DOZE MIL inscrições... e a tendência é aumentar ! Que outro país no globo terrestre tem tanta gente fazendo arte, criando músicas, escrevendo, pintando ?! Nem na China ou Índia, com seus bilhões de habitantes ! Esses são so que LUTAM para aparecer, para mostrar seu trabalho !Abaixo da "linha d'água" desse "iceberg" há 3 ou 4 vezes isso de "conformados", que engavetam suas criações e morrem sem que ninguém as conheça.

Meu parceiro de dupla "quase sertaneja" Abiezer Silva "partiu" sem que suas quase 200 canções fossem conhecidas. Só agora o filho tenta apresentar ao Pará a obra regionalíssima do pai, nascido pernambucano e paraensíssimo como autor. Se o Destino colaborar, talvez consiga !

https://youtu.be/Ee5TPgw2Uj4

Mas, vamos ao que interessa: a vitrina "VITRINE DE SUCESSOS" bem colorida, belas fotos dos artistas, texto curto e direto, apesar dos muitos erros de Português ! À frente desse "portfólio" regional e "ecumênico" -- de algum lugar de São Paulo, mas com artistas de vários Estados -- está a pequena gigante BETY LIMA. No seu perfil, de página inteira, teatro desde os 5 anos de idade e mais de 400 apresentações como contadora de histórias, cantora, musicista (toca violão), locutora, compositora... enfim, "pau pra toda obra artística", além de produtora fonográfica, artesã e recreadora. Criou 7 personagens para seu programa infantil "É HORA DA HISTÓRIA" mais 1 mascote, na "empresa" TRILHA DA ALEGRIA, "diversão levada à sério". Estranhamente, poucos são os artistas com Facebook ou "espaço" no YOUTUBE, com site próprio ou algo assim. A maioria só traz na sua propaganda 1 telefone para contato.

Optei por selecionar (na página anexa) as figuras mais interessantes e curiosas, anotando a frase "Nossos sonhos morrem quando paramos de sonhar" -- do "Homer Simpson" negro Waldeci Machado -- como a mais significativa. Com um naipe de belas dançarinas, o radialista e compositor Carlito Soares nem precisa cantar, mas já gravou até DVD e foi capa de 2 revistas anteriores. Os "anunciados" recebem de 30 a 300 exemplares, enviados pelo Correio (boa sorte a todos !), além de divulgação em shoppings, Casas de Cultura, Rádios e TVs da WEB (?!), fora bancas de jornal, mercados, salões de beleza, etc.

Há modelos e artistas de vários Estados (DDDs 11, 21, 31, 35, 51 e 93) e até uma corajosa menina de 8-9 anos estreando como modelo, em meio a "cinquentões" e a "sessentona" Maura Fernandes -- violonista, poeta, escritora -- única ARTISTA entre 9 irmãos, que "aprendeu a tocar escondidinha, pois naquela época mulher artistas era mal vista por todos" ! A luta de todos êles POR UM LUGAR AO SOL continua... enquanto isso prefeitos e governadores "dormem", ignorando esses batalhadores da Cultura !

"NATO" AZEVEDO (4/agosto 2018)

OBS: a página ilustrativa estará em meu espaço no FACEBOOK, favor acessar... cincinato.palmasazevedo