Saber ouvir os outros

Um dos maiores erros dos intolerantes é não saber e nem sequer tentar aprender a ouvir os outros. Pensam, esses pretensiosos, que são donos da verdade, Grande parte deles parece com o "homem da cobra", aquele que nas feiras do interior trazia uma cobra dentro de um saco para chamar a atenção e falava que só a gota serena fazendo propaganda de remédios, mezinhas. Quem fala demais e se exibe demais, os amostrados, é chamado no sertão de "o homem da cobra".

Agora está pintabdo um novo tipo desses falastrões, são pretensiosos e, pior, desdenham e picham aqueles que consideram medíocres, os homens comuns. Esses intolentantes enchem até pneu de trem. Jamais dão uma paradinha para ouvir os outros. Vivem se autoelogiando, complicando as coisas, tornando as coisas mais dif´picies de se entender, forçando a barra ´para ser considerados arautos, oráculos, bambambãs e donos da verdade. Mas são apenas uns chatos. Chatérrismos, incapzes de ua pitada de humor. E sem humor o ser humano não vive, vegeta.

Esquecem esses bestalhões e babacas, esses intoleantes e bambambãs em compotas, que se aprende muito ouvindo os outros, dialogando, sendo humilde, debatendo, incusive reconhecendo o valor dos outros. Até os grandes mestres, tipo Ariano Suassuna, diziam que aprendiam com opovo. Nenhum spabio de verdade desdenha a cultura popular e nem deixa de ouvir as pessoas simples, o som que vem das ruas.

Sócrates, que ouvia mais que falava, e só falava dialogando, disse explicitamente: - Só sei que nada sei. Ora, se Sócrates dizia isso (oufoi Platão?) por que os saberotos não assimilam essa postura tão clara e lógica? Simplesmente porque les falta humildade.

Como há vários pretensiosos querendo ensinar às pessoas teorias sobre Deus e Jesus Cristo, sem ouvir o povo de Deus, seria bom refletir sobre o que disse o saudoso Professor Rubém Alves: "Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a importãncia e saber ouviros outros: a beleza mora lá tambaém".

No mais, para os pretensiosos nada como umas doses de Simancol e outros de Humildex. Sem essa de querer ser professor de Deus. Só vai rindo, diante de tanto ridículo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/08/2018
Código do texto: T6413282
Classificação de conteúdo: seguro