A verdade de cada um

O pintor espanhol Francisco José de Goya y Lucientes nascido a 30 de março de 1746, alguns dias antes de morrer aos 82 anos, na noite de 16 de abril de 1828 escreveu em um de seus desenhos: Aún aprendo, que pode ser traduzido por ainda aprenderei ou eu ainda aprendo.

Mas... a que Goya, supostamente, em relação àquele seu último desenho ou a si mesmo, estaria se referindo? Com quem - e o que - o homem considerado o Shakespeare do pincel, estaria tentando descobrir e aprender aos 82 anos?

Talvez nunca tenhamos esta resposta, mas... podemos especular. Talvez ele estivesse buscando algo novo, algo que ninguem conhecia, algo que fosse a sua verdade. Mas... se alguma coisa não é conhecida, ela pode ser ensinada por alguem? A primeira vista a lógica nos diz que não.

No entanto, pelo fato de uma coisa não ser conhecida por ninguem, não quer dizer que não exista e, se tivermos consciência do que estamos procurando, ela pode ser encontrada por nós mesmos.

Mas onde procurar?

Sócrates nos sugere uma solução à esse dilema: Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecereis o universo e os deuses. E Cristo confirma: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. A bíblia diz que somos um Templo onde habita o nosso criador e, em sendo assim, consequentemente todas as nossas verdades.

Se desejamos algo novo, descobrir algo inédito, trilhar um caminho próprio, precisamos nos voltar para nós mesmos e procurar em nosso interior, pois se nos espelharmos totalmente em alguem, o máximo que poderemos conseguir é trilhar o mesmo caminho que esse alguem já trilhou.

Por outro lado, temos que ter muito cuidado ao compartilharmos essa verdade, pois ela pode ser a nossa verdade mas pode não ser a do nosso semelhante. Todos têm o direito de encontrar a sua, e ninguem é obrigado a aceitar a nossa, caso a tenhamos encontrado. Quando muito, podemos orientar e expor o nosso ponto de vista, porém nunca forçar alguem a trilhar o nosso caminho.

Pode ser que o que Goya procurava não fizesse a menor diferença para muitos de nós. Algo que passaria desapercebido pela maioria. Porém para ele poderia significar a perfeição, a sua verdade.

Esperemos que ele a tenha encontrado, e que essa verdade o tenha ajudado, ou o esteja ajudando, a trilhar o seu caminho neste universo.

Que cada um de nós possamos encontrar a nossa verdade; o nosso caminho.