AGOSTO SEMPRE NOS INDUZ AS CONJECTURAS... 16h28min.

Aqui o frio deu uma trégua, hoje está um “céu de brigadeiro”; mais um dia dos pais se foi em nossas vidas, mas ficaram as salutares lembranças do reencontro familiar, alguns até por vários motivos não puderam comparecer e agora a vida volta a sua rotina...

Agosto é um mês que sempre nos induz as Reflexões, e palavra SE, tem lugar de destaque, pois se na época dos fatos ocorridos se alguns tivessem tido outras atitudes, a história política de nosso país poderia ser completamente diferente...

Uma figura de destaque num inesperado gesto na madrugada de 24 de agosto de 1954,* num gesto extremo põe fim a própria vida, para surpresa de seus inimigos políticos...

Nos anos 90 uma dileta amiga que já não está entre nós, nos empresta um livro, “ditado” por este personagem*, ao escritor português Camilo Castela Branco. Contando com detalhes, fatos ocorridos em uma de suas vidas passada. Fora rei de um país distante e as atitudes bélicas era comum, invadiu um país, nas proximidades do seu, após várias batalhas ouve a “vitória”, o rei foi preso, e trazido como um “troféu” de sua vitória...

Quem era aquele rei? Nada mais nada menos do Carlos Lacerda*, que nesta atual existência, tinha um ódio tenaz, visto que não soubera perdoar as humilhações sofridas daquela antiga existência...

Neste livro de “memórias”, é explicado que este personagem*, veio numa missão, de cunho social, em que suas atitudes ao longo de sua existência, os fatos positivos suplantaram os negativos, motivo pelo qual foi atenuando o seu sofrimento, porque não dizer foi até “abreviado”, pelo bem que havia espargido, criando leis sociais que deram maior dignidade a quem trabalha...

O outro personagem teve uma carreira política “meteórica”, porque não dizer admirável, * tomou posse no cargo máxima da nação brasileira, com muita esperança dos que votaram nele, para que se construísse um Brasil mais justo e solidário, mas, antes de completar sete meses, no dia do soldado, em agosto de 1961, renuncia, para espanto da grande maioria do povo; hoje conjecturamos que faltou a este mandatário colocar o dever cívico em primeiro lugar, ser um elemento de bom senso e conciliador para que as “arestas” fossem superadas para o bem do povo brasileiro; se isto tivesse acontecido, em 1965 *JK teria voltado, e certamente não teríamos tido o regime de exceção que durou 21 anos, com os prós e contras...

Por último se naquela histórica eleição, o “marechal do povo”, * tivesse vencido as eleições, este pela disciplina, em manter a Lei a Ordem, do mesmo modo teria acontecido à volta triunfal do grande estadista JK... 17h07min.

Curitiba, 13 de agosto de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

*Getúlio Dorneles Vargas. São Borja. Nasceu em 19 de abril de 1882, faleceu em 24 de agosto de 1954, Rio de Janeiro. (72 anos)

*Carlos Frederico Werneck Lacerda. Nasceu em Vassouras Estado do Rio de Janeiro, faleceu no Rio de Janeiro em 21 de maio de 1977 (63 anos)

*Jânio da Silva Quadros, nasceu em Campo Grande em 25 de janeiro de 1917, faleceu em São Paulo 16 de fevereiro de 1992 (75 anos)

*Juscelino Kubitschek. Nasceu em Diamantina, Minas Gerais e faleceu em Rezende, Rio de Janeiro em 22 agosto de 1976 (73anos)

*Henrique Batista Duffes Teixeira Lott. Nasceu em Antonio Carlos, em 16 de novembro de 1894, faleceu em 19 de maio de 1984 (89 anos)

*Nomes e datas compilados da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 13/08/2018
Reeditado em 13/08/2018
Código do texto: T6418161
Classificação de conteúdo: seguro