FLASHBACK

Ao reler determinado comentário no FACEBOOK, lembrei-me de uma ocasião há muitos anos, em 1966, quando me preparava para o Vestibular de Direito na URGS. Era um final de semana do mês de janeiro, muito calor em Porto Alegre, como sói acontecer e aí eu e o amigo e colega de Colégio Júlio de Castilhos, Luís Carlos E. Piva, decidimos que o estudo não iria render e que seria mais adequado tomarmos um ônibus para o litoral, rumo a Xangri-lá, para a casa de meus pais, em que havia um quartinho isolado nos fundos, com camas beliche. Não recordo como, mas convidei também o Reginaldo da Luz Pujol, que era bom amigo comum, mesmo que pouco mais velho e já cursando o Direito da PUC. Contamos os “pilas” e fomos para a rodoviária comprar passagens e viajar. Pujol também pousaria lá em casa. Chegando à Rodoviária de Capão da Canoa, tínhamos ainda de encontrar um modo de ir para Xangri-lá. Tentamos em vão uma carona, táxi nem pensar. Então resolvemos alugar uma charrete, muito comum no litoral para passeios com crianças, sobretudo. O preço era acessível e partimos. Na chegada a Xangri-lá, não perdemos a oportunidade de passar na casa de alguns amigos, festejando a aventura e produzindo discursos políticos, que adorávamos fazer fosse qual fosse o pretexto. Surpresa ficou é a família com a chegada súbita daqueles três endiabrados para um final de semana inteiro.