lZV7MLj0nYoXf3XpDNyaraAfaf9tMwrBoIrhtUEmPB6hHYsJSMPL6Tu6-icVFyqa7YtcDAVvmagrlAo2YLfmr2aW8N1Yc9MyugqeFuDzMCdVxVCw3AfQTPsg_qO2N3qAA4eA6AfQ
 Ouro Preto - Minas Gerais  (Imagem do Google)

Restauração
Arquiteturas, louças, móveis antigos me seduzem cuidadosamente, respeito e apreço aos mestres que se foram. Lembro-me de  quando cursava o primeiro ano do curso de magistério, no Colégio Normal Nossa Senhora de Fátima, no Centro Oeste Mineiro, ficávamos nós, as alunas, admiradas com as aulas de Filosofia, ministradas pelo professor Leonídio. Comparecia à sala de aula com sua vestimenta impecável, um sorriso misterioso e sempre disposto a nos ouvir. Interrogado sobre o conceito de filosofia, serenamente respondia:
" -  amor à sabedoria."
Notificou-nos certa vez que um dos casarões de nossa cidade fora demolido, não provocando na classe, inquietação porventura desejada.
Fiquei quieta, desolada, embora inúmeras indagações fossem omitidas pela timidez em não integrar-me, não  referir-me àquele tema pelo qual tinha fascínio.

Quando saio às ruas e vejo uma construção antiga, paro, contemplo e vou-me embora pensativa. Ao visitar algumas igrejas nas cidades históricas de Minas, vinha a perplexidade por tamanha riqueza, beleza  das construções de séculos passados, altares ornados com obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, maior representante do barroco mineiro.

Em Belo Horizonte, vi casarões belíssimos em um dos bairros mais antigos da cidade, antiga Fazenda Calafate, atualmente bairro Calafate. Pesquisando posteriormente, certifiquei-me de que esses casarões situados à degradada Rua Platina , possuem referências neoclássicas e art déco,  contrastando com o abandono identificado.

Em nosso país ,não nos ensinaram a preservar, a zelar pelos  nossos patrimônios , nem nos damos conta de quão rica  arquitetura herdamos.  Quão valorosos também foram todos esses mestres que nos deixaram diamantes lapidados, embora por nós degradados.

Residindo por alguns anos no bairro Carlos Prates, um dos mais antigos também da capital mineira, acompanhava a restauração de um casarão situado à Rua Passos, como se fosse mestre de obras, observando o trabalho minucioso e artïstico  daqueles simples trabalhadores. Findou-se a restauração pintando o casarão de rosa. Imaginava-me habitando ali com as crianças.
Viajando, presenciei casarões conservados, intactos , de tamanha beleza!
Ali, brindava-se a viagem!

 

Imagem relacionada(Imagem do Google)
P.S. Doze profetas esculpidos em pedra-sabão por Aleijadinho entre 1794 e 1804, localizados no adro do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos no município de Congonhas do Campo em Minas Gerais.
 
 
 
Rosa Alves
Enviado por Rosa Alves em 17/08/2018
Reeditado em 30/07/2020
Código do texto: T6422196
Classificação de conteúdo: seguro