FARMACIA JEAN E ALGUMAS CONJECTURAS... 17h39min.

Nossa vida mudou a partir de 1968, (éramos bancários) quando iniciamos uma nova atividade, de propaganda junto à classe médica, e, a venda de produtos farmacêuticos e de perfumaria. Em 1972, realizamos o sonho de muitos brasileiros, passar de empregado a empregador...

Isto também aconteceu com o nosso anônimo personagem; o conhecemos desde há muitos anos, praticamente quando começou em suas atividades, no bairro que começou a crescer nos primeiros anos dos anos 80... (Bairro Alto)

A pacata cidade de Curitiba, a formação de novos bairros, mesmo de modo precário, começou nos anos 40,50 e 60, normalmente os lotes eram vendido em 100 prestações, e o preço oscilava em mais ou menos dez % do salário mínimo vigente, não havia correção, os preços eram os mesmo até o final do último pagamento, tudo isto não deixava de ser um incentivo, a construção de novas casas, mesmo que no começo fossem modestas, e que seriam ampliadas e melhoradas no decorrer do tempo...

Este nosso personagem, Carlos, começou a trabalhar com 13 anos, numa antiga farmácia, que existia na Visconde de Guarapuava esquina com Marechal Floriano Peixoto, criança ainda, de auxiliar de serviços gerais, com o tempo, pelo seu esforço de aprender, foi dado a ele a oportunidade na condição balconista, tempos depois foi para uma rede de porte maior, mas lá no seu íntimo tinha o desejo de um dia tocar o seu próprio, negócio, passado de empregado a empregador...

No ano mencionado acima, (1980) começou junto com sua esposa, numa pequena sala alugada, com muita dedicação e seriedade, os negócios foram prosperando, mesmo que forma lenta, pois em toda atividade não há “milagres”, e as coisas acontecem lentamente...

O tempo passa célere, hoje ele está com 66 anos, ou seja, 38 anos de dedicação e muito trabalho; o casal teve dois filhos, Jean e Jonata, que se formaram farmacêuticos, ajudam o pai, a esposa após estes longos anos está em merecido descanso, há também outros empregados, pois o movimento cresceu sobremaneira, para fazer a estes tempos novos teve que aderir uma franquia, FARMATOTAL, embora tenha que pagar um valor mensal, consegue um desconto na aquisição das mercadorias, que parte é repassado a seus clientes, como um incentivo de fidelidade.

Hoje lá estive e o mesmo pediu que escrevêssemos alguma coisa sobre ele, tem uma pasta que guarda as cópias dos nossos textos, não quis fazer sua inclusão digital, pela sua vida dedicado sempre ao trabalho, não fez uma faculdade, porém, deu esta oportunidade a seus dois filhos.

Nestes longos dedicados a um trabalho profícuo e honesto, está colhendo os frutos; conseguiu construir dos prédios de dois andares, a ampla farmácia ocupa a parte de baixo, as demais salas foram alugadas, o que lhe dá tranqüilidade nestes tempos difíceis de nossa economia. 18h20min.

Curitiba, 20 de agosto de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 21/08/2018
Código do texto: T6425797
Classificação de conteúdo: seguro