PARA ENTENDER POLÍTICA

POVO: é um imenso agrupamento humano, dotado de Título Eleitoral e que deseja, intimamente, estar no lugar de seu candidato.

POLÍTICO: é alguém que na campanha come pastel de vento, segura criancinha, tira selfie, dá selinho em velhinha e no fundo é um grande mágico; basta assumir para sumir.

POLÍTICA: a mulher do político.

PRESIDENTE: autoridade máxima do Poder Executivo; assemelha-se a um Deus; unipotente, unipresente e uniciente. As “pérolas” são obras suas... mas quando a “obra” é jogada no ventilador, a culpa é da oposição.

AUTORIDADE: é todo aquele que acredita que ninguém sabe com quem está falando.

BOM POLÍTICO: até a conclusão dessa crônica, não havia notificação de sua existência.

MAU POLÍTICO: até a conclusão dessa crônica, não havia comparecido. Serve o suplente?

FORO ESPECIAL: é uma proteção criada para certos tipos apontados em suspeitas, quase sempre verídicas, típicas de um tipo... tipicamente conhecido.

CORRUPTO: indivíduo de reputação dita ilibada. Quando suspeito de maracutaia, alega inocência e não ter NADA a declarar... nem pra Receita Federal.

LEI: é tudo aquilo que os outros têm que respeitar.

ESQUERDA: é como Corinthiano, dá o sangue pelo seu time do coração, sai no braço se precisar mas, JAMAIS concorda com qualquer coisa que saia da boca de um Palmeirense.

DIREITA: só mudam os times.