Quem é culpado

Quem é culpado

A história é repleta de fatos bárbaros, que demonizam o ser humano. Matar cruelmente, é algo que assombra a sociedade. E quando praticado, por quem deveria ser a mão que alimenta, as proporções deste ato, fogem a dignidade humana. A prisão humanitária, de quem foi o algoz das atrocidades, não parece um lar digno. A este, o sacrifício de sua vida.

Recentemente, o Papa repudiou a pena de morte, em países que a sustentam. Há casos e casos, para cada ação que justificam a utilização desta, entretanto, o Papa justifica que, a dignidade da vida humana, se sobrepõe a todos.

Porém, quando um assassino pratica este ato, reiteradamente, discordar do papa, parece sensato.

O monstro como ficou conhecido Saddam Houssein, casa com a sensatez da exceção. O carniceiro dos Balcãs, Slobodan Milosevic, Hitler com sua justificativa da raça ariana, ditadores mundo afora e outros anônimos, parecem se amoldar a regra. E a piedade não cabe como defesa, para quem assassinou dezenas, milhares ou milhões de inocentes. Nestes casos, todas as regras foram infringidas. Pessoas morreram por estupro, fome, falta de água, frio, calor e outras banalidades. Aos assassinos, a morte como morfina, para aliviar a dor de quem sofreu com ela.

As justificativas (há justificativas) para estas ações, raça superior, disputa de terras, poder, ganância e outras barbáries. Depende da loucura de cada um.

Entretanto, apenas o “cabeça” deve ser penalizado, ou seus seguidores também? Qual dose deve ser ministrada, aos compartilhadores da ideologia sanguinária?

Como no julgamento de Nuremberg, foi feita justiça, ao peso da injustiça sofrida.

Isto é o que vivemos no Brasil hoje. Aquele senhor preso em Curitiba, não agiu diferente em nada, das grandes atrocidades da história mundial.

Milhares de pessoas morreram e vão morrer, por conta da montanha de grana, que sumiu em seu governo. Morreram por que a verba de medicamentos, hospitais, estradas, aparelhos de quimioterapia foi desviada. Também o mau aparelhamento da polícia, o sucateamento das viaturas, atrapalha no trabalho da segurança. Aviões não tripulados, estão enferrujando por falta de verba, manutenção. Assim as fronteiras vendadas, não percebem drogas e armas que entram e matam a população. E isto, é apenas a ponta do iceberg. Pessoas morreram e muitas outras ainda pereceram.

De quem é a culpa, apenas do “cabeça”, ou também de toda equipe que fez parte de seu governo.

Aquela cabeça caiu, há outras, o país esta a poucos passos de penalizar todos aqueles assassinos. Não reelegendo.

Porém, caso qualquer político daquele bando, seja reeleito, terá foro privilegiado, de quem é a culpa das mortes anteriores cometidas e das possíveis vindouras. Só de quem participou daquele governo, ou também, de quem reelege aqueles que mataram?

Paulo Cesar

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 25/08/2018
Código do texto: T6429516
Classificação de conteúdo: seguro