UM GÊNIO GENIAL

As coisas não iam bem para Salim, um ambicioso comerciante de Bagdá, no Iraque.

Sua loja estava às moscas e Samira, sua mulher, falecera em consequência da ação de um homem-bomba. Acabou falindo, e desmotivado, mudou-se para a Flórida, nos EUA, onde residia seu filho Ibrahim, vendedor de badulaques para turistas em sua loja na zona comercial de Miami Beach.

O filho deu-lhe boa acolhida e trabalho. Pela facilidade com a língua inglesa, logo adaptou-se aos trabalhos de balcão. Numa bela tarde, Ibrahim teve que ausentar-se e pediu ao pai que arrumasse os cacarecos de uma arca que arrematara de um iraquiano de Fort Lauderdale.

Salim praguejava sua sorte por julgar o trabalho massante e tedioso. Sentia-se muito superior àquele tipo de provação. Queria ganhar dinheiro, muito dinheiro para abrir sua própria loja e livrar-se da mediucridade daquelas tarefas. Maldizia as velharias, alegando que o pó das bugingangas invadia-lhe a vista e as narinas.

Em dado momento, ao esticar um braço para pegar uma garrafa de cobre, esbarrou acidentalmente numa caixa que veio a cair-lhe aos pés, fazendo brotar de seu interior uma lamparina esquisita.

— Maldição, espero não ter amassado este traste. Perscrutou e aliviou-se ante a ausência de dano. Tomou-a nas mãos e passou a esfregá-la com a flanela para eliminar o pó. Repentinamente, deflagra de seu interior uma nuvem esbranquiçada luminosa materializando a figura de um Gênio, como aquele das mil-e-uma-noites. Salim arregala os olhos apavorado, recua dois passos e ancorando-se na parede atrás de si.

— Acalme-se! — diz o Gênio a Salim. — Está tudo bem. Sou, a partir de agora, seu humilde servo.

— P-P-Pera lá… Não acredito! O Gênio da lâmpada M-MÁGICA ?

— Perfeitamente, meu amo! Pela bondade em me libertar dessa acanhada lâmpada, lhe concederei 3 desejos quaisquer.

Salim gargalhou alto. Correu esbaforido para a porta da loja e a fechou num movimento. Retornando, fixou seu olhar na figura do Gênio e indagou: Qualquer coisa?!!!

— Sim, amo! Mas não mais do que 3 pedidos. Sugiro que seja atencioso, objetivo e inteligente em suas escolhas.

Estou feito, intimou em pensamento o ganancioso Salim. Se ele bobear, tasco logo quatro ou cinco pedidos e saio como o Rei Midas dos tempos modernos. É tudo questão de jeito e boa dose de malícia. Salim postou-se resoluto e bradou: Gênio, quero um luxuoso iate branco e dentro dele 72 virgens. — Pois não, nobre amo, seu pedido é uma ordem!

— E num instante, Salim vê-se capitão de um majestoso iate flutuando em alto mar, ladeado de 72 belas mulheres. Saltitante, tomado de êxtase e inimaginável euforia, Salim planeja seu próximo pedido. — Tenho um iate desses e um harém, falta-me agora o dinheiro, e não perderei esta chance por nada nessa vida.

— Gênio, quero aqui e agora, um bilhão de dólares, em notas de cem. — Humm… sim, amo!!!

— De imediato, uma cachoeira de dinheiro, como ele nunca havia visto, jorrou do céu sobre o iate e as 72 virgens, abarrotando todos os espaços da embarcação. Eram toneladas e mais toneladas de dinheiro, formando uma imensa montanha.

Salim já não sabia identificar o que sentia. Um misto de extrema alegria e pavor tomou conta dele, ante o cenário apocalíptico que se configurava. Eis que de repente, devido a toneladas e mais toneladas em dólares, o navio instabiliza e vai a pique, levando para o fundo do oceano Salim com seu bilhão, o iate e as 72 virgens.

A ambição engolira Salim e seu sonho de consumo. Mas um fato inusitado ocorre nesse momento. A mão gentil do gênio surge e o eleva à superfície, conduzindo-o com vida para uma praia próxima de Miami Beach. Por fim, Salim desperta na areia da praia, tendo a seu lado a lâmpada e a figura do gênio a observá-lo. Lentamente abre os olhos, e tomado de fúria diz:

— Maldito Gênio, você me enganou!!! Prometeu 3 pedidos e realizou apenas 2.

— Engana-se, querido amo. Foram 3 os seus pedidos: um luxuoso iate branco, 72 virgens e um bilhão de dólares, em notas de cem. Seu primeiro pedido embutiu na verdade… 2 pedidos; o iate e 72 virgens. O terceiro foi o bilhão, conforme desejou. Posso ser bondoso mas não sou bobo, amo. E eu o alertei quanto as regras, momentos antes de proferir seus 3 pedidos. Se tivesse pedido primeiramente o bilhão, teria automaticamente viabilizado a aquisição dos demais pedidos. Faltou-lhe coerência e certa dose de inteligência.

Mas ao final decidi brindar você, salvando-lhe a vida. Com ela, terá saúde e a bem vinda ajuda de seu filho Ibrahim, que poderá ajudá-lo na conquista de seus sonhos. Basta ter fé, honestidade e persistência. Só com trabalho se produz progresso.

E dizendo isso, uma onda forte veio e tomou das mãos de Salim a lâmpada, que acabou caindo na arrebentação, sendo dragada pelo mar azul para nunca mais ser vista.