O VALOR DO MÍNIMO É O MÁXIMO!!!

— Como assim, 20 metros? — surpreende-se Marcela diante da gôndola de papéis higiênicos.

— Antes eles vendiam rolos de papel higiênico de 40 metros, depois surgiu o de 30 com um “plus” sabe-se lá o quê, e em outro momento o de 20 metros com textura de plumas de pavão para seduzir a todos os bobalhões. Surtaram!!

Só pode ser isso! Fora que o pavão deve estar bastante contrariado pelo destino dado às suas plumas.

E a jovem consumidora correu os olhos atentamente buscando alguma evidência de erro.

— Sinto muito, Marcela, mas os dados conferem. Não há erro algum no texto ou na etiqueta da gôndola.

— Eu vou falar com o gerente! E vai ser agora!

— É melhor pegar leve, é uma situação constrangedora e...

— Constrangedora o cacete, Valtinho! Eles diminuem a metragem do rolo cobrando o mesmo e tudo bem? Estão nos enrolando no rolo!!!

— Deixe quieto, amorzinho! Vamos embora, afinal, compramos sorvete e se demorarmos muito mais ele pode derreter e...

— O meu dinheiro é que vai derreter! Que ódio! Como você consegue ser tão tolerante! Estes empresários estão passando das medidas, ou melhor, ROUBANDO NAS MEDIDAS. No mês que vem a coisa terá 10 metros, reciclável... retornável e um monte “ável”. Dá-lhe enganação!!!

— Relaxa, o Brasil é assim mesmo!

— Ah, tá! Veja esta embalagem de biscoitos wafer... anos atrás ela tinha 340g, passou para 260g, depois para 115g e o preço está maior que a da embalagem de 340g. Diminuindo a embalagem nesse ritmo o biscoito vai acabar sumindo no ar.

Mesmo sendo mais tolerante, não pude contrariar Marcileide. De fato eles reduzem o peso e aumentam o valor abusivamente. Há uma clara maximização do mínimo. O consumidor não pode se calar ante biscoitos de cifrões ou papéis higiênicos turbinados.

Os empresários ultrapassam os limites adotando uma estratégia de preços absurda, ludibriando os consumidores.

Se a coisa continuar assim, teremos papéis higiênicos de 20m, 5m e 1m, e olhe lá se não acabar virando guardanapinho higiênico com preço de 40 metros, bolachinhas vendidas por unidade com preço de quilo!

Duvida? Cale-se e verá o resultado. Consumidor não é otário, tem que ser consciente e combater essa maximização do mínimo, uma deslavada malandragem para desviar gramas, centímetros e metros... ao longo de “quilômetros” de tempo.