AMADORORISMO

Não sou expert em nada, mas, diante de tanta bandalheira que o meu País – o Brasil é um País com P – vem sofrendo, preciso do apoio de tantos experts que nosso País possui.

Porém, antes de iniciar, quero afirmar, de peito aberto e coração exposto, que a corrupção no Brasil não é endêmica! Endêmica, é a caridade, a alegria, a generosidade. O Brasil é um país maravilhosamente rico, tanto de riquezas materiais (solo fértil, minerais diversos, etc.), quanto de riquezas imateriais. Porque tanta insistência em malbaratar o Brasil?

Então, vamos lá, conto com vocês:

1. Por que, de uns tempos para cá, o país tem sido dividido de forma tão jocosa e acintosa?

2. Por que a insistência em exaltar tanto o Lula? E a Dilma (em menor escala, claro)?

3. Por que a recente persistência em dizer que o regime militar é o melhor para o Brasil?

4. Por que reclamam tanto dos altos salários de juízes, promotores, e outros, se, a cada dia aumenta o número de candidatos para os concursos públicos, de investidura nos respectivos cargos?

5. Por que a demente teimosia em afirmar que a Previdência está falida?

6. Por que, sempre que se fala mal das ações de um político, a justificativa mais utilizada é a culpa do antecessor?

7. Por que não acreditar que o Brasil foi falido, e não faliu?

8. Por que a volta explícita do “[...]rouba, mas faz.”, depois de tanto tempo no bendito ostracismo?

9. Afinal, as ideias não são para ser discutidas com sobriedade e sensatez e, respeitadas?

Dizem que o mal é necessário. Porém, na minha insignificância, o mal necessário é aquele que nos propicia aprendizado e desenvolvimento, modificando nosso pensamento e conduta.

O Brasil de hoje sofre de uma doença grave chamada PT.

Sei que alguns grandes amigos vão ficar chateados, aborrecidos, e, até mesmo, indignados comigo, porém, é o que sinto.

O que se tem visto é uma balbúrdia idolátrica, em trono de um homem que, sem sombra de dúvidas, sucateou o Brasil, e não o Partido dos Trabalhadores, de grandes pensadores em sua origem, que acabou por se entupir de guerrilheiros que lutaram, literalmente, para a implantação de uma ditadura do proletariado, recebendo, como contragolpe, a ditadura militar, também prejudicial, pois, toda ditadura é um malefício.

Não desejo aqui debater questões político-partidárias, mas, nos governos Lula e Dilma, o BNDES sofreu um rombo histórico, ao financiar obras monumentais em países vizinhos, “amigos” do Brasil, geralmente ditaduras constituídas ou em constituição, deixando de investir no Brasil (será que alguém consegue me informar quando Cuba, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Argentina e alguns países da África vão começar a pagar o financiamento do BNDES, viabilizado pelo Lula e sua sucessora?).

Os gastos públicos, “nunca antes na história desse país”, foram tão ultrajantemente vulgares e levianos, com a aceleração assustadora e a banalização, do já espúrio, apadrinhamento político.

Nunca houve uma política assistencialista tão enfática, com o mero intuito de mascarar a dilapidação do País.

Houve ganho real e acessibilidade pelos mais pobres? Sim! Sem sombra de dúvidas! É ponto pacífico! Mas o que quero saber é: a esse custo, tudo bem????

Ressuscitam a era Maluf, sob a égide do Lulismo, ao perguntarem se o único problema do Lula é o Triplex. Não!!!! O Triplex é só a ponta do iceberg.

Não consigo esquecer que, a governabilidade de Lula e Dilma se sustentou, principalmente, sob os auspiciosos cuidados de Renan Calheiros, Michel Temer, José Sarney, Fernando Collor, Sérgio Cabral, César e Rodrigo Maia, Eduardo Cunha, Romero Jucá e outros tantos, sem contar, é claro, com seus comparsas diretos, como José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, et al.

Há que se reconhecer que o Brasil perdeu mais do que ganhou, com Lula e Dilma.

Há de se destacar, que por mais que estejam protegendo o Aécio Neves e Cia Ltda, não significa que o Lula não fez nada de errado. Um erro inescrupuloso/asqueroso como aquele, não pode servir de escudo para este. Chega de desviar assuntos! Chega de empurrar a culpa para os outros. O Brasil precisa que todos sejam incriminados pelos seus atos vis e deveras nocivo ao povo brasileiro, sejam de que partidos políticos forem, assim como, as pessoas físicas e jurídicas corresponsáveis pela bandalheira.

O Brasil precisa urgentemente de uma mudança, quer seja de políticos, não reelegendo ninguém que hoje ocupa as Casas Executivas e Legislativas, quer seja política, quiçá, buscando no parlamentarismo, que votei a favor, quando do plebiscito, a forma ideal para governar o Brasil. Será?

Não bastasse o que foi dito acima, a maior culpa do PT, agora sim, como partido político, foi ter buscado a aliança com o PMDB, nos governos Dilma, deixando para nós, como herança, a ingovernabilidade mercantilista e repulsiva de Michel Temer e sua tropa ou trupe salafrária.

O Brasil precisa de dinheiro para propiciar ao povo mais saúde, educação, segurança, etc? Simples!!!! Cobre as dívidas fiscais/tributárias e bancárias das grandes empresas e empresários. Pare de esbanjar em “liberação de recursos” para deputados e senadores aprovarem leis escabrosas e mentirosas!

Quanto aos altíssimos salários dos setores públicos e seus infames penduricalhos, só a mudança na legislação poderá proporcionar o retorno da decência moral, mas, por favor, não culpem o Judiciário, afinal, eles receberam de presente o que já se praticava no Executivo e no Legislativo.

Enfim, no meu amadorismo, vejo que o nosso amado País passa por um período ruim, muito ruim, mas podemos aproveitar esse mal, necessário ou não, e aprendermos com ele, e mudarmos, a partir de então, nossos pensamentos e atitudes, para não permitir que esse mal permaneça, desacelerando-o, até à conquista da serenidade, do amor e da fraternidade entre nós brasileiros, estendendo a todos os povos, numa família universal.

Finalizo meu desabafo com o uso de uma expressão atribuída a François-Marie Arouet, vulgo Voltaire: “Posso não concordar com o que dizes, mas lutarei até a morte pelo direito de dizê-lo.”

Com carinho,

Cláudio Réche