O INSS "NO PAIS DOS ABSURDOS" !

O INSS "NO PAÍS DOS ABSURDOS"

"Apesar de fazerem da rua seu local

de sustento, esta não configura sua

sobrevivência nos mesmos têrmos que

para pessoas em situação de rua".

(trecho do manual do INSS, 2011)

Sempre tenho a sensação que o Destino adorar rir às minhas custas... após me "inscrever" num CRAS próximo (em 4/junho) para um agendamento pro INSS marcado para 18/outubro, eis que me cai nas mãos -- enquanto reciclador -- a documentação completa (em branco) própria para o tal cadastramento, vulgo "Formulário Principal" e mais alentado e caríssimo volume em papel "couché" plastificado, com 134 páginas, de um certo "Guia de Cadastramento", o famoso "CADÚnico", a ser preenchido pelos CRAS.

Sorte ou azar, não posso usá-lo para "furar a fila" e abreviar esses longos 4 MESES E dias de espera. Há coisas curiosas neles, demonstrando que o INSS pretende "abarcar o Mundo com as pernas", digo, com as mãos. Em folha à parte, há a relação dos futuros beneficiários dos tais "BPCs": entra de família cigana (isso ainda existe? e como fica a moradia?) à "comunidade de terreiro", traduzindo, Umbandistas, no popular "macumbeiros". Os itens 202 e 204 referem-se a "pescadores artesanais" e "família ribeirinha", nos 201 e 205 temos "família extrativista" ou "de agricultores" e no 301 de "assentados da Reforma Agrária"... Santo Deus, não há pescador que não seja ribeirinho e dificilmente quem habite margem de um rio deixe de pescar, com rede ou iscas.

Agricultores são também extrativistas -- o inverso é mais raro -- e, em alguns casos, assentados, porque "nssa seara" é bem mais comum o tal "assentado" ser um funcionário das prefeituras que só vai ao campo "pegar passarinho", pelo que dizem vez ou outra revistas e jornais.

Enfim, somos TODOS IGUAIS perante as LEIS, algumas delas pelo menos, embora ao INSS custe reconhecer isso. Assim, recebi uma list com meia dúzia de documentos que precisaria providenciar antes de sonhar em ir a um CRAS... mas, sendo eu indígena ou quilombola, me bastaria apenas a certidão de nascimento, nem foto se exige, muito menos RENDA pessoal, pelo que li. Lembra daquela conta de luz para PROVAR residência ?! Ciganos, os "acampados" -- e não é a mesma coisa?! -- mais a tal gente "em situação de rua" (mendigos, bêbados, etc) nem disso precisam, índios também não.

Qual é a renda de um "esmoler" qualquer ou de um "catador" comum, que gasta tudo em cachaça ?! Os "frro-velhos" não dão recibo, mesmo que dessem ninguém os guardaria ! Triste é ver o "apartheid" -- a "separação" como Grupo -- do praticante de Candomblé ou Umbanda "de terreiro".. mas, afinal, o que é isso ?! Qualquer um pode ter fé nos Orixás, sem "sem apartar" da coletividade onde nasceu e vive ! Contudo, isso não é problema meu... o mais INJUSTO é ter contribuído NOVE ANOS e tanto (obrigado, diga-se de passagem) e, agora, entrar numa longa fila onde essa contribuição não significa NADA e quem nunca pagou 1 centavo de FGTS "PASSA NA MINHA FRENTE" porque inscrito num CRAS antes de mim... "a César o que é de César" !

Se deficientes físicos ou doentes graves são dependentes da Família pobre -- e, quase sempre, um ônus a mais em suas vidas -- a maioria de pessoas sãs deveria ter analisado o TEMPO de contribuição e sua renda familiar: quanto menor ela, mais rápida seria a liberação da verba do tal BPC !

E eu, como fico nesse "imbróglio" ?! "NÚ, com a mão no bolso"! Terei de mentir no agendamento, me apresentando como RF - Responsável pela Família, o que ambos somos, meu irmão gêmeo e eu, entretanto é êle quem providencia a renda diária. Embora nós 2 "RECICLEMOS" lixo urbano ("catador" é muito pouco, no nosso caso!), eu cuido dos afazeres domésticos e cozinhar com carvão é um deles. Aliás, o cadastro chega à minúcia de questionar quanto quanto se gasta em carvão.

O INSS precisa MUDAR muito para se tornar moderno, a começar por "livrões" mais baratos e menos papéis. Meu irmão se recusa a tentar essa "aposentadoria", considera humilhante ter que adentrar num ex-Centro (dito) Comunitário onde quase foi morto a pauladas em 1993, hoje com o título de CRAS. De minha parte, vou até onde puder, sem muita esperança... ao INSS cabe RETIRÁ-LA de mim quando lhe aprouver, se eu ganhar numa Loteria ou se meu irmão receber uma herança, por exemplo.

Um advogado do INSS, consultado no FACEBOOK, "me mandou 1 abraço"... o site do INSS "não é OFICIAL" -- embora indicado pelo outro do FACE -- e nem tem link para envio de questionamentos. TENHO DIREITO a uma "aposentadoria" nesse país de vilões pois PAGUEI por ela... resta saber SE (e quando) A RECEBEREI !!!

CINCINATO P. AZEVEDO (em 29/agosto 2018)