Independência ou Morte!

O ano era 1822. Todos ansiavam pela liberdade do Brasil de sua metrópole Portugal. Ali, as margens do rio Ipiranga em São Paulo, o grito fora dado: “Independência ou morte”. Um Grito por justiça, por salvação de um povo, por liberdade. Liberdade? podemos dizer que independência é sinônimo de liberdade? É certo que lutas foram travadas e vencidas, mas ainda assim, depois de 196 anos, há ainda muito que se conquistar, e muito ainda o que se vencer.

Vivemos em uma era muito conturbada, são muitas as violências e corrupções que ameaçam a vida do povo. Temos hoje por todo o Brasil, crianças abandonadas e largadas a sua própria sorte, sem uma família, sem estudo e sem amor. Cansamos de ouvir que a escravatura foi o maior erro já cometido, mas ainda assim, existem pessoas racistas. Falamos tanto em igualdade entre os gêneros, porém nunca vivemos e vimos um momento com tantos assassinatos de mulheres.

Muitas foram às conquistas, sim sabemos, mas está faltando dignidade e respeito ao povo brasileiro. Está faltando solidariedade, justiça e principalmente, justiça social. Está faltando reconhecimento ao povo que acorda nas madrugadas todos os dias para os seus sustentos buscarem. Está faltando transporte público de qualidade, e a certeza de que não serão assaltados ou até perderem a vida na volta para seus lares.

Muitas foram às conquistas, sim sabemos, mas falta um salário digno para os trabalhadores, falta paz para vivermos em sociedade. Está faltando vergonha na cara dos governantes nos roubando, usando o dinheiro público para enriquecerem as nossas custas, em cima dos nossos sofrimentos. Faltam hospitais que ao invés de curar, adoecem mais a quem o precisa. Adoece a dignidade, pois precisamos implorar e suplicar para sermos atendidos de forma digna.

Conquistas? Sim, foram muitas, porém sabemos que nossa educação está precária e temos a consciência também que talvez nunca tenhamos um país perfeito, contudo acreditamos que só a educação poderá nos dar a liberdade, que a educação nos leva ao respeito, a justiça e a igualdade social. Sabemos que só a educação poderá fazer com que as pessoas abram os olhos e parem de ser alienados e colocar a culpa sempre no próximo. Que parem de jogar lixos nas ruas, que parem de poluir o lugar onde vivem e parem de reclamar de tudo e todos.

Sabemos quão lindos e risonhos eram nossos campos, quão perfeito eram nossas flores e nossos amores, quão amado era nosso céu azul e nossos rios tão límpidos. Hoje, nossos campos estão sem flores, o céus poluído, as matas estão sendo devastados, os animais extinguidos e as águas contaminadas.

O ano é 2018. Cento e noventa e seis anos se passaram. É chegada a hora de gritarmos novamente por liberdade, por justiça e por independência. É chegada a hora de travarmos novas lutas e novas conquistas. É chegada a hora de fazer jus ao grito e a espada levantada por D. Pedro. É chegada a hora de nos unirmos em só propósito: "Independência ou Morte"!

Viviani Borghezan
Enviado por Viviani Borghezan em 31/08/2018
Reeditado em 31/08/2018
Código do texto: T6435573
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.