Os verdadeiros templos divinos

O padre disse "Onde estiver o povo, aí está o seu deus"... e disse mais: "A religião não pode ser uma gaiola". Ele disse, e eu concordo, que somos nós os verdadeiros templos de Deus (mas quase ninguém deu atenção a isto... a quase totalidade da assembleia estava lá apenas para repetir como papagaios as respostas decoradas do velho tipo "glória a vós Senhor"... ninguém normal fala "vós"!)... mas eu gosto do sermão! Verdade! Eu gosto de ouvir o que as pessoas têm a dizer... o sermão é o único momento autêntico da missa, é o único momento em que o padre tem a oportunidade de falar o que pensa e que acha ser uma verdade... e falar com suas palavras, ao invés de falar como papagaio.

Não,eu não sou católica. Já fui. E, apesar de não mais ser católica, posso dizer com firmeza que conheço e respeito mais a religião do que a maioria de seus ditos adeptos. O fato é que ser católico no Brasil é uma postura muito cômoda, e as pessoas querem ser deixadas em paz... se você diz "sou católico" está tudo certo: você é normal. Do contrário, vai ter de se explicar. Eu não sou católica e não me importo de ter de me explicar... mas será que vão querer mesmo ouvir a resposta? Ouvir a resposta da Reilia pode ser meio desagradável: vai te induzir a pensar...

Então eu fiquei atenta às palavras do padre... ele disse que somos os verdadeiros templos de Deus, cada um de nós... e nos lembrou dos muitos templos destruídos: as pessoas que têm seus corpos destruídos pela miséria, pela violência, pelos vícios... pelo descaso e corrupção das autoridades... assim como os gananciosos comerciantes e os corruptos sacerdotes haviam transformado o templo em local de exploração financeira, assim nossos ricos e poderosos têm transformado muitos templos vivos em ruínas, em nome sempre do dinheiro... sempre o dinheiro, n'est-ce pas!?

Outra coisa sobre sermos templos de Deus que ele disse: "a igreja é apenas uma construção que nós criamos para termos aonde nos reunir para rezar juntos, um lugar confortável para nos reunir"... o verdadeiro templo divino somos nós, as pessoas! Isso quer dizer que Deus não está aprisionado numa construção de pedra, assim como não está aprisionado em nenhuma religião... não foi nem a religião nem a pedra que criaram Deus... Deus (e aqui lembrar que o nome "Deus" eu uso apenas para facilitar a comunicação) nos criou a todos, nós e as pedras... e a religião, nós a criamos... e as religiões, nós as criamos... e nenhuma será melhor que a outra, senão aquela que melhores frutos nos fizer frutificar... "reconhecemos a árvore por seus frutos... um bom fruto só poderá vir de uma boa árvore", essa deve ser a lei quando nossos preconceitos religiosos surgirem.

E isso tudo quer dizer que você e eu somos moradas oficiais do Grande Espírito! E que carregamos nossos deuses e nossa religião por onde formos... e que assim seja e assim se faça...