NATOAZEVEDO - 10K !

NATOAZEVEDO - 10K !

"No Brasil, é muito se 3% da população têm

proteínas e meios de atuarem na vida pública.

(...) O país cresceu, passou a pesar economi-

camente no mundo, (...) encrencado demais

para mexer e grande demais para ignorar".

PAULO FRANCIS, in "Trinta Anos esta Noite -

1964, o que vi e vivi", edit. Companhia das

Letras, SP, 1994, 1ª reimpressão.

Esta é a primeira obra de Pulo Francis que leio, eu que já fui seu fã nos anos 70, quando escrevia n'O PASQUIM, já morando em New York, só agora fiquei sabendo... foi preso 4 vezes aqui no Brasil, também só agora fiquei sabendo, exercendo jornalismo nessa "bela Democracia", tão decantada por Governo e boa parte da Imprensa. Na época me incomodava ver a forma negativa com a qual Paulo Francos "pintava" o país, mas concluía que o momento -- em plena Ditadura -- pedia isso. Ler em seu livro de 20 anos depois o mesmo pessimismo me leva a concordar com êle que o Brasil nunca teve nem JAMAIS TERÁ a menor chance de ser mais do que foi até hoje, a "mentalité" dos que chegam ao Poder é sempre a mesma: "locupletar-se e iludir o povo" com as mesmas promessas que ouviram seus bisavós e tataravós.

"É o meio político brasileiro. Só se pode tolerá-lo tapando as narinas. Sempre foi (assim), no meu tempo de vida" (pag. 166) Agora, nesse nefando 2018 em que um "orangotango" -- que nem esconde seu mau-caratismo -- pode alçar a Presidência, esse estigma de "DESORDEM E RETROCESSO" se cristaliza, fica mais concreta a certeza de que "saímos e voltamos" ao fundo do poço, num masoquismo espantoso enquanto Nação. De Paulo Francis -- que previu que a China seria a 2ª potência comercial do Mundo em 10 anos -- restam a saudade e definições eternas sobre o Brasil:

"A incestuosidade burocrática de Brasília é um dos nossos maiores problemas. Abandonei qualquer esperança de progresso político. (...) Sob a chamada democracia, ou seja, o regime de voto obrigatório, estamos sempre em crise, política, econômica ou militar" (pag. 182) "Em 1993, com as grandes cidades cheias de mendigos e ladrões, transformadas em semifavelas (...) e não havendo educação e muito menos ocupação para esses "excedentes", alguma coisa deveria ser feita para melhorar a vida dessas pessoas, ao menos para que não ameacem quem sempre levou vida melhor". (pag. 184) Eis aí o retrato exato do país 25 ANOS após tal descrição, 3 ou 4 presidentes e NENHUMA MUDANÇA nas condições gerais da população pobre.

Sou de um tempo em que só "colava" o preguiçoso, o aluno ruim, sem esforço nem dedicação aos estudos, o chamado "BURRO", enfim. A média para passar era 6, com menos do que isso tinha que fazer "segunda época', recuperação, estudar nas férias, "repetir" de ano. Agora leio que no Pará (ou em Belém) haveria escolas aceitando (?!) médias de 3,2 para passar de ano... para quê, para infernizar professores mais adiante e "atrasar" os demais alunos ?! Manchete recente afirma que nossos estudantes NÃO SABEM Português ou Matemática !

Também não sabem votar... mas irão fazê-lo mesmo assim, admirando um energúmeno que "precisa de COLA" para falar dos problemas e dificuldades do seu (e nosso) país. E são esses "eleitores" a crer que êle vai MUDAR o que sequer conhece, vivendo com 2 ou 3 "aposentadorias" mas as "benesses" que o cargo "pra lamentar" que lhe destinou, às nossas custas, por 20 ANOS ou mais.

Não, este não é um artigo sobre Política (ou "políticos") nem pretendo falar dela... completo em breve DEZ MIL leituras de meus textos e letras de música no lindo portal cultural RECANTO DAS LETRAS, no jargão moderno ou "internético" 10 K ! É fato para comemorar, considerando que amigos meus, locais ou virtuais, ainda não tiveram coragem para inaugurar sequer 1 site seu. Mantêm "na gaveta" tudo o que produzem, sem exibir sequer aos parentes ou, pior, pretendem aguardar uma futura "aposentadoria" -- com direito a AVC ou derrame, se derem azar -- para começar a escrever, a caneta "amarrada" aos dedos inertes, qual novo Aleijadinho. Já quase aos 66 anos, pressinto que meu tempo não é tão longo, meu irmão mais velho nos deixou aos 70... e tinha coisas escritas, só agora soube, "na gaveta", claro !

Me sinto feliz, apesar da "autocensura" severa, que me impede de escrever exatamente como gostaria ou, melhor, opinar com franqueza sobre temas e fatos que hoje se tornaram "tabus", muito por conta desta triste "Lei" sancionada por essa "aluna de Lula" -- que o traiu, pois êle pretendia "voltar" em 2014 -- sob o argumento oportunista e conveniente de "proteção à privacidade" ou ao nome/integridade (?!) de tantos patifes.

Enfim, entre "alhos e bugalhos", entre "cobras e lagartos", entre o que se quer e o que SE PODE escrever nesse Brasil sem caráter nem vergonha -- onde um "almofadinha" que quase arruinou a nação quando a presidiu volta candidato (?!) a governador -- "dei meu recado", "me esbaldei" nesses assuntos torpes produzindo literatura estéril e sem valor algum no futuro, diversão inútil para passar o tempo mas, ainda assim, com leitores cativos e que apreciam o que produzo. Muito grato a todos êles e espero ter saúde, vida, disposição e inspiração para outro tanto.

"ALLONS-Y", diria um amigo lá em Paris !

"NATO" AZEVEDO (em 5/set. 2018)