Museu Nacional – Cultura e História Destruída pelo Fogo



          Maior museu da história do Brasil com um acervo impressionante de 20 milhões de itens, como fósseis, múmias, peças indígenas e livros raros.
O museu foi inaugurado por Don João VI em 06 de junho de 1818 e foi destruído pelo fogo no último domingo. 200 anos de história viraram cinzas.
         O palácio serviu de residência para a Real Família Portuguesa por 13 anos, entre 1808 a 1821. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938.
          Faz parte desse acervo um crânio de 11.500 chamados “Luzia”. Levantou-se a possibilidade do crânio ter sido encontrado, mas responsáveis pelo museu dizem que não há provas suficientes disso.
          Peritos fizeram um mapeamento em três dimensões do Museu Nacional no Rio de Janeiro que deve ajudar, a saber, onde e como começou o incêndio no último domingo (02). O Corpo de Bombeiros confirmou também que o museu não poderia receber visitantes, já que o prédio estava irregular em relação às regras de segurança contra incêndio.
          Muito triste e doloroso ver a falta de atenção com este patrimônio do povo brasileiro resultar nessa tragédia.
          Li uma matéria dizendo que o Ministério da Educação não possui nenhuma linha de financiamento para museus e prédios tombados.
          Dizer o quê de um país que não investe em cultura e em melhorias para manter seus cidadãos melhores informados? E quando cria algum programa para dar dignidade a projetos culturais são ridicularizados e tratados como se fosse algo desnecessário. Falam mal de leis culturais sem o menor conhecimento de causa.
          Fico triste pelo Museu Nacional, pelo Brasil e pela Cultura...






 
Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 08/09/2018
Reeditado em 04/01/2019
Código do texto: T6442813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.