Deus e o Mundo

Certo dia Deus chamou um apóstolo e disse:

- Nós iremos fazer uma viagem até a Terra. Chamei-o, Antônio, pois você é discreto e não me criará problemas lá na Terra. Estaremos lá como cidadãos comuns! Nunca te esqueça disto!

Partiram numa nave celestial, e numa madrugada calma desceram na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Então Deus disse a Santo Antônio:

- Estamos no maior país do mundo. Aqui tem o melhor solo do mundo, não tem vulcões, não tem terremotos. O clima aqui é bom para todas as coisas. Poderia ser o celeiro do mundo em trigo. Arroz nasce em todos os locais, e é o melhor do mundo. E as frutas: uvas, laranjas, maçãs e peras são de alta qualidade. E isto acontece em toda a região sul do Brasil. Mas com tudo isto o povo tem de importar muitas coisas de outros países.

Então, Antônio, que é santo, disse que viu muitas pessoas pedindo esmolas, com tanta fartura. E então, Deus lhe disse:

- Apenas observe e tome nota. Iremos viajar um pouco de trem.

E saíram. Encontraram um senhor que havia sido maquinista de trens de cargas e de passageiros e perguntaram a ele:

- Meu amigo, nós queríamos ir de trem até o Rio de Janeiro, o que o senhor nos indica fazer?

E o senhor, muito calmo, disse:

- Não temos mais trens. Acabaram com as maiores companhias Ferroviárias. Só por Deus elas um dia voltarão a funcionar!

Nesse momento Deus deu um beliscão em Antônio, senão acabaria o passeio. Então Deus disse:

- Por qual razão acabaram os trens?

O Senhor respondeu:

- Vemos carretas, ônibus, e automóveis. Vejo, meu senhor, que não está a par do desperdício que estão fazendo com o Brasil. Eu que já trabalhei como foguista e como maquinista, por 32 anos, posso lhe dizer que com Locomotivas a vapor nós rebocávamos com uma locomotiva, apenas, 500 toneladas de Campinas a Ribeirão Preto, em 8 horas. E depois de algum tempo vieram as locomotivas diesel elétricas, para transporte de 560 toneladas. Para o transporte de 1000 toneladas bastava acoplarmos mais uma locomotiva desse tipo. No trecho Campinas a Ribeirão Preto, e vice versa. Mais tarde vieram as locomotivas U 20, para o transporte de 2000 toneladas. Transportávamos de tudo: desde álcool, gasolina, soja, milho, arroz. O que tivesse para ser transportado. Com rapidez, segurança e limpeza. Quantas carretas seriam necessárias para transportar tudo isso? E corriam 8 trens de Santos a Araguari e de Araguari a Santos, todos os dias. Quantas estradas não ficariam abarrotadas de carretas?

Então Deus disse:

- Sabe, meu senhor, eu não deveria ter preferencias por um país ou outro. Mas eu vejo que o Brasil é um país privilegiado. E seu povo é bom, hospitaleiro, sem sonhos bélicos, de escravizar outras terras. Porém não têm aproveitado o que a natureza lhes deu. Com um mar banhando quase todo o seu território deveria ter transporte fluvial. Eu vi numa cidade grande como São Paulo, onde o Rio Tietê deveria ser uma espécie de Anhanguera na água, mas sei que no seu curso há muito entulho: sofás, lixo de todo tipo. Na Europa todos os rios são aproveitados para o transporte de passageiros ou cargas. Basta olhar o Danúbio. O Brasil é o celeiro do mundo. Aqui tudo pode ser cultivado. Este país é o paraíso na Terra. Com trens em todos os Estados, as safras chegariam mais rápido a todos os portos.

E Deus se dirigiu a Antônio e disse:

- Você quer mandar algum recado, Antônio?

Então Antônio disse:

- Vocês aqui festejam Santo Antônio, São João e São Pedro. Por que razão queimar tanto dinheiro com bombas e rojões e com mais uma infinidade de coisas negativas? Por que vocês não aproveitam o dinheiro e vão visitar creches, asilos e outras instituições similares, para ver se eles não precisariam de alguma ajuda?

Santo Antônio ainda disse:

- Deus, que é o criador de tudo, ainda irá continuar a cuidar deste país. Mas seu povo tem condições de melhorá-lo.

E Deus disse ao senhor que lhe ouvia, tão interessado:

- Agradeço a sua atenção, meu senhor. Para chegarmos bem a uma vida posterior temos de sempre praticar o bem. Seja abençoado.

E ainda disse:

- Se eu e o Antônio tivéssemos asas iríamos ao Rio de Janeiro mais rápido.

FIM

Laércio
Enviado por Laércio em 10/09/2018
Código do texto: T6444487
Classificação de conteúdo: seguro