A lógica da teoria sem pé nem cabeça

A lógica da teoria sem pé nem cabeça

O interessante desta teoria, os números conspiram a favor dela. Por exemplo, em dois mil e nove, jornais do mundo todo estampavam, Brasil, uma nova potência econômica. Pouco tempo depois, os mesmos jornais diziam, foi um voo de galinha. Quer dizer, pesados tributos, não deixaram o pais subir. Mas será que só isto que segurou o Brasil ou... . Então, aqui nasce a teoria lógica sem pé nem cabeça.

O país jorrava petróleo para todo lado. Era descoberto um poço monstrual aqui, dias depois encontram um maior. A agricultura, São Pedro fazendo chover na hora certa. Cana de açúcar, tinha canavieiro chupando e assoviando ao mesmo tempo, só alegria. Boi, o pasto sempre verde. Pobre se deliciando com alcatra, picanha. Rico, claro, rindo à toa. Mas por que não deu certo o crescimento econômico?

Bom, para esclarecer a teoria sem pé nem cabeça, precisamos voltar um pouco mais no tempo.

Então Deus disse; o sétimo dia será para o descanso e... tá não é necessário voltar tudo isto. Nos anos dois mil, o filho daquele Sr., que presidia o país, limpava cocô de elefante. Um ano depois, deixando João Alvez comendo poeira, está morando em área nobre de São Paulo. Conseguiu uma apartamento de pouco mais de seis milhões de reais, vendendo futebol americano para a TV paga.

Aqui, o mundo em crise, faltando grana pra todo lado. EUA com a bolha, Europa com a Grécia quebrada, tigres asiáticos miando desesperados e por ai afora. E o Brasil, sorrindo da desgraça alheia.

Vendo isto ( aqui o ápice, da teoria lógica sem pé nem cabeça), os lideres das principais potências mundiais, decidiram sentar e conversar.

O Brasil estava certo, para ser a maior economia no mundo. Não devia a ninguém e ainda emprestava para países em dificuldades financeiras. E isto incomodou muita gente. O que fazer para frear tudo isto? Estimular desvios de verbas, porém a níveis colossais, nada estilo Jorgina de Freitas, quebrar a previdência em duzentos milhões. A coisa deveria ser de bilhões, trilhões. E aconteceu.

Entretanto, por que outros países se interessaram por isto? O poder dita regras, caso o Brasil fosse uma potência econômica. Outros países perderiam bilhões de dólares. E isto não é bom para os negócios.

Então, ao incentivar um, a desviar verbas e dividir com os demais, o país não cresceria. As verbas desviadas, deixariam de ser investidas em setores propulsores da economia, agricultura, pecuária, psicultura, automotiva, em linhas férreas, em estradas de qualidade, no turismo e outras. Tinha também a moça subindo escadas e falando da melhora do ensino no país.

Feito isto, quem meteu a mão, se achando o dono da cocada, agora só tinha uma coisa na cabeça, torrar a grana. Entretanto, não é assim que a banda toca. O diabo dá, mas depois vem cobrar. Os mesmos que incentivaram os desvios, armaram uma arapuca e a lava jato pegou um. Que no efeito dominó, desde dois mil e quatorze, tá derrubando muita gente.

Contudo, quem ganhou com isto? Quem patrocinou a quebra do Brasil. Países que perderiam bilhões, trilhões de dólares com nosso sucesso. Arrumaram um testa de ferro e deixaram o circo pegar fogo.

Hoje o Brasil atolado na lama da corrupção e os países interessados nisto, rindo de nossa desgraça.

Agora imagine o país bem administrado, com essa abundância de riquezas minerais, plantação, animais, turismo e outras. Não que daríamos as cartas no mundo econômico. Isto não nos interessa, porém, quantas vidas estariam conosco e foram tiradas, por que interessados em nossa quebra, incentivaram a corrupção.

A culpa não é só dos brasileiros, a maior parte sim, porém, mortais como somos, sucumbimos a tentação, do diabo do poder.

Deste modo, a teoria sem pé nem cabeça, é um corpo perfeito.

Paulo Cesar

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 10/09/2018
Reeditado em 10/09/2018
Código do texto: T6444712
Classificação de conteúdo: seguro