Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Etimologia - Calcanhar de Aquiles

Vocês se lembram daquele herói grego, principal personagem da Ilíada de Homero, que quando menino, sua mãe o “timbungou” no rio Estige para torná-lo invulnerável, segurando - o pelo calcanhar, que assim não teve contato com as águas?

Pois bem. Este valoroso combatente na Guerra de Tróia chamava-se Aquiles. Quando seu amigo Pátrocolo (isso é nome de gente!) foi morto pelo troiano Heitor, voltou ao combate, matou Heitor e arrastou seu corpo em torno de Tróia; mas uma fecha atirada por Páris, irmão de Heitor, atingiu-lhe o calcanhar, e o matou.

Daí se dizer que todos nós, por mais forte que sejamos, temos um ponto mole na cabeça,“calcanhar de Aquiles”, isto é, um ponto fraco ou vulnerável. Para finalizar e enfatizar este artigo, aqui vai a poesia Castelo de areia, do poeta Gonçalo de Barros, bastante sugestiva à curiosidade que ora expomos.
-------------------
Castelos de areia

Eu conheço a engenharia e a arquitetura
de fazê-los uns atrás dos outros
conheço a estratégia e a logística de entendê-los
e sei todos os modos de assaltá-los,
mas contra a chuva e o mar e o vento
só sei recomeçar.
AIRTON SOARES
Enviado por AIRTON SOARES em 10/09/2007
Código do texto: T645773

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor para o site http://airton.soares.zip.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
AIRTON SOARES
Fortaleza - Ceará - Brasil, 65 anos
243 textos (63100 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/17 21:17)
AIRTON SOARES