Papai, me desenha!

O pai era artista, o filho adorava fazer “artes”.

Acostumado a retratar a sociedade nos mais variados momentos, o pintor de telas resolveu, naquela ocasião, registrar a própria família. Afinal, era o final de ano muito especial. Seu filho mais velho se formava no ensino médio, sua filha estava terminando o ensino fundamental e até sua esposa, que resolvera, já um pouco tardiamente, cursar Gastronomia, também iria pegar o diploma. Ah, e tinha o mais novo, muito peralta, mas também muito inteligente, que estava no primeiro ano do ensino fundamental.

Como havia determinado em sua mente, o artista faria um trabalho inverso do que costumeiramente os artistas fazem. Ao invés de ter alguém parado para ele olhar e copiar, imaginou cada um dos membros de sua família com suas respectivas becas, capelos e canudos, como se estivessem em plena comemoração e os desenhou.

O plano era o seguinte: daria uma festa familiar e no momento crucial do evento descobriria a sua obra de arte, a tela que pintara e pediria para os formandos ficarem parados ao lado, procurando cada um se posicionar exatamente da forma em que se encontravam pintados. Enquanto isso, os convidados se encarregariam de registrá-los com fotos.

Acontece que não conseguiu imaginar parado, o seu mais novo que de fato não costumava ficar parado um segundo sequer. Além disso, também deduziu que ele não ficaria mesmo parado na posição para os convidados fotografá-lo.

Quando chegou, enfim, o momento clímax da realização e apresentação do trabalho do orgulhoso artista, todos os formandos adoraram a homenagem e os convidados se deslumbravam, mas quem não estava completamente feliz era o pequeno que não havia sido pintado.

Começou a aproveitar que os demais estavam em “posição de estátuas” e se pôs a correr entre eles, pegando seus canudos, capelos e levantando suas becas. Resultado. Ou permaneceriam em suas posições, conforme o combinado, para serem fotografados, porém, sem os seus pertences relativos às respectivas formaturas, ou esqueciam tudo para tentarem se proteger do pequeno peralta.

O pai, decepcionado com a atitude do pequeno, desculpou-se perante seus convidados e chamou o caçula para um lugar reservado a fim de ter uma séria conversa.

---Filho, por que você não fica quieto pelo menos enquanto as pessoas tiram as fotos?

---Papai, é porque o Senhor não me desenhou, eles estão quietos porque o Senhor os pintou assim.

Monteiro Minuto
Enviado por Monteiro Minuto em 30/09/2018
Código do texto: T6463671
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.