SERÁ QUE SOU UM CHATO?

Nessa época de eleições o que mais se vê nas redes sociais é discussão sobre político, sobre candidato.

Isso às vezes pode se tornar chato, não é?

Concordo que sim.

Mas gostaria de pensar sobre isso de uma forma diferente.

Vamos lá?

Não sei de que lado você está, leitor, mas creio que até o final desse pequeno excerto, pretendo ter dado elementos para você entender a situação de alguém que sabe uma informação ou conhece algo e quer te passar de qualquer maneira.

Já viu isso?

Então, pense primeiro, numa coisa. (Peço paciência, por favor, não quero ser insistente, ok? rs). Pense sobre a necessidade do próximo e a pressão. Veja se não é isso que ocorre ou que se reclama quando alguém quer falar de um assunto que entende importante para você ou você entende a ela. Então as pessoas entendem como pressão, o que é falado, como se você ou ela estivesse querendo impor uma opinião à ela e que ela teria que fazer aquilo você entende correto, simplesmente por que você quer ou vice-versa? Porque (você, ora, quanta prepotência!) entende por boa para ela ou ela a considera boa para você, ora? Afinal, não é o meu momento, tenho tantas coisas a fazer, etc etc.

Bem, pense sobre necessidade. Eu tenho as coisas que eu gosto, as minhas necessidades, você a sua. Ok? Então cada um tem a sua, certo?

E, portanto, você e eu teríamos que respeitar isso. As nossas necessidades!

Porém, creio que existam alguns elementos básicos que talvez não estejam representados nessa premissa que consideramos de pronto. E gostaria de pontuá-los.

Acompanhe-me.

A primeira coisa que deve ser pontuada é que existem coisas, assuntos, que são urgentes e necessários.

E eu gostaria de falar sobre esse ponto com um assunto que considero de mais urgente: a filosofia.

E por quê a filosofia seria tão urgente e necessária a qualquer pessoa, àqueles que queiram entender o mundo ao redor? E por quê seria

tão importante?

Em primeiro lugar, se pudesse resumir a palavra filosofia poderia dizer que significa, simplesmente, entender as ideias que são principais do tempo que vivemos.

Nesse passo, temos a partir disso, portanto, um conceito que fica muito fácil de entender que é o do brilhante Filósofo Espanhol Julian Marias. Ele diz uma coisa, em sua obra "Introdução à Filsosofia" importante. A diferença entre introdução à filosofia e história da filosofia. Assim, define a introdução à filosofia como sendo o estudo das ideias que são a maioria do pensamento da contemporaneidade. Já a história da filosofia pode ser definida, em síntese, como o conjunto das histórias das filosofias ao longo da história das ideias que a filosofia da época combateu como problemas do seu tempo que surgiam da maioria.

Portanto, para resumir esses dois conceitos parafraseados do autor, citando o inverso, quando não entendemos as ideias que se multiplicaram no nosso tempo contemporâneo, não podemos fazer a nova filosofia ou sequer entendemos a filosofia que pretende responder aos erros de se interpretar o mundo e seus problemas, seus dramas.

Assim é que é óbvio entender que, por consequência dessa falta de entendimento, vamos ser envolvidos pelas ideias "erradas", "distorcidas" exatamente pelo fato de não se buscar entender a filosofia e quais as consequências.

É certo também que a maioria dos erros de hoje sempre são os mesmo erros do passado, como diz a maioria dos historiadores de renome e filósofos.

Outro problema é esse que considero muito importante: a influência das pessoas ao seu redor quando você não tem uma ideia correta, completa, da realidade. Pense no seu filho, no seu cônjuge, familiares em geral, amigos, etc. Quantos serão contaminados pelo seu erro? Quantos terão que pagar por sua negligência e falta de responsabilidade? Até quando isso pode perdurar?

A terceira consequência que talvez você não se tivesse dado conta é que talvez você não vá influenciar as pessoas positivamente. Ou seja, você não poderá ajudá-las porque não vai ter elementos para corrigir as ideias erradas, incompletas, daquela pessoa.

Então, fica esse alerta da importância do tema filosofia.

E, agora por quê esse tema não seria, conforme afirmei acima, tão-somente importante, mas, também, urgente?

Vamos lá. Pense nisso: o que estaria oculto, escondido. O que formariam as bases desses pensamentos em afirmativas que vemos hoje nos mídias e de artistas em geral? Esse discurso tão certo, tão resumido para problemas tão complexos?

Como responder a tudo isso sem conhecer as ideias ao longo da história e exatamente, conforme já disse, o que a filosofia fez (que procurou corrigir os erros de pensamentos e com isso trazer soluções ao menos mais refletidas) .

Vejamos um exemplo: o da ideia do utilitarismo. Teoria desenvolvida na filosofia liberal inglesa, em Bentham 1748 por Stuart Mill que considera a boa ação ou a boa regra de conduta aquela caracterizada somente pela utilidade e pelo prazer que podem proporcionar a um indivíduo e, em extensão, à coletividade.

Seria mesmo sempre assim? Seria um princípio que não admitiria exceção? E como você perceberia essa regra sendo usada por uma empresa, um dado grupo social que participa? Não seria danoso? Como saber senão pelos filósofos que buscaram entender os problemas desse pensamento. Claro que não me deterei aqui em explicar isso em detalhes. Até porque se está interessado nessa informação é porque já sabe da importância da filosofia. A deseja.

Não resista mais.

Vá em busca!

Enfim, veja se um filósofo ou amigo estudioso é tão chato assim quando te convidou a um estudo na casa dele, te mandou um vídeo de filosofia ou outra coisa importante.

E, você que é aquele que envia vídeos a seus amigos, colegas, parentes...Reflita um pouco. Será que envia coisas importantes mesmo como aquele que mencionei, a filosofia, assuntos grandiosos? Ou somente aqueles que mencionei sobre o utilitarismo?

Mas, se você já refletiu e considera que seus assuntos são de fato importantes e urgentes, pese se não seria prudente compartilhar esse texto com a pessoa antes de enviar seus vídeos, antes de publicar seus textos nas mídias sociais?

Não quero ser um chato com esse pedido, apenas te ajudar.

Um abraço.

Alexandre Scarpa
Enviado por Alexandre Scarpa em 01/10/2018
Reeditado em 02/10/2018
Código do texto: T6464624
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.