Banalização da ética

Hoje quem não abre mão de sua opinião, quem não segue a cartilha da moda, quem não acompanha a manada excitado e de cabeça baixa sem discutir, é evitado e entra na lista dos que devem ser alijados de tudo. É encarado como se fosse uma ameaça, um louco, um anormal, um irracional. E, no entanto, quem ousa discordar dos ditames da moda na verdade talvez seja alguém autêntico e não uma marionete do mercado e da moda. Talvez seja com razão um inconformado com essa onda de imbecilidade.

Agora estão banalizando tudo, há uma febre, uma compulsão, uma obsessãode se pichar tudo aquilo que foge ao padrão da moda. Se alguem preserva o seu linguajar, por exempo, e nele há exressões qe foram catalogadas pelos "iluminados" como politicamente incorretas, esse alguém está frto. Tem duas opções, renunciar à sua linguagem ouser adversário da maioria. Há livros, poemas, músicas e até textos científicos que estão sendo boicotados, substituídos, evitados e até censurados e cassados.

Mas ha ainda algo que chama à atenção de quem ousa pensar: a banalização da palavra ética. Fala-se tanto essa palavrinha que, confesso, siplesmente nem preto mais atenção no seu uso, quando ouço fico até chateado. Vejo, pasmem, até canalha exgindo ética nisso e naquilo. Juro. Vou repetir: de vez em quando ouço um canalha exigindo e deitando falação sobre a ética.

Não escondo que sou um homem antiguado, reacionário, conservador, contracorrente, rude, meio ignorante, mas sou independente, não sigo a manada, tenho caráter, em mim ninguem põe freio nas ventas e nem barbicacho. Não abro mão do que penso para ficar de boa com os que se dzem ser politicamente corretos. De jeito maneira.

Por fim vou citar uma frasede Oscar Wilde qe explica direitinho o que estou tentando dizer mas talvez esteja complicando:

"Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando estão todos olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chama-se caráter".

Estejam olhando ou esteja sozinho sou o mesmo. Detesto falsa moral e ser marionete. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/10/2018
Código do texto: T6464895
Classificação de conteúdo: seguro