A COSTELADA NA ELEIÇÃO

Eu tenho até vergonha de dizer, mas faltando menos de 2 dias para as eleições, vocês sabem no que eu não paro de pensar? É em fazer uma costela de chão. Isso mesmo uma janela de costela assada lentamente, mais ou menos umas seis horas.

Minha ideia era acordar no domingo bem cedo, umas 5hs da madrugada. No sábado à noite já deixo ela preparada. Gosto de colocar alguns temperos para realçar o sabor.

Abro um parênteses para uma explicação, abri. Na função de assador me localizo naquela região, bastante populosa, dos que pouco sabem, entre o tradicionalíssimo, o churrasco raiz, a escola que diz ser pecado venial colocar qualquer substância na costela além do sal grosso e os assadores gourmets que usam termômetro para controlar a temperatura da carne, colocam tempero com seringa e chamam churrasco de BBQ. Nada contra, mas se o Gaudêncio vê uma barbaridade destas já manda essa turma lavar as tetas com Q-Suco - Fecho parênteses.

A lenha estaria separada já no sábado à tarde, em média um meio metro cúbico. Montaria um círculo de lenha, de 1,20 de raio aproximadamente, e iniciaria o fogo. Esperaria acender bem, em toda a lenha, enquanto isso colocaria a costela no espeto, prepararia meu chimarrão e quando o fogo estivesse tinindo de quente cravaria o espeto bem no meio do círculo. Dali para frente caberia somente ir chuleando de longe, cuidando mais do fogo do que da própria costela, afinal com o fogo por todos os lados não se faz necessário ficar virando.

Deixaria também já no espeto uns outros cortes de carne para colocar no fogo aos poucos e ir aperitivando se desse fome antes da costela ficar pronta. Talvez um pedaço de contrafilé, uma fraldinha, umas linguicinhas. Bem de longe um espeto de coraçãozinho para não sapecar por fora e ficar cru por dentro.

Mas infelizmente, a previsão do tempo diz que vai chover no domingo, e com chuva não sai costela de chão.

A saída será fazer uma lasanha, um risoto, quem sabe até uma carninha na churrasqueira e ficar acompanhando as votações, torcendo para que no final tudo não acabe numa tremenda pizza , o cardápio mude e tenhamos que comer do mesmo prato por mais quatro anos. Ou mais.