A Maldição dos recursos minerais

"A MALDIÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS"

Então tudo começou num certo dia, quando descobriram que o país era rico em minérios, foi dai que desenharam um plano para vender o país em pequenas parcelas, vieram empresários de todos cantos do mundo, não bem para investir no país mas sim para explorar todas essa riquezas da nossa sagrada terra.

Chegados os tais "empresários investidores", alguem os concedeu licenças de exploração, então começaram com a extração, mas antes naquelas terras que estavam para ser exploradas habitavam puros moçambicanos, sem saberem de nada foram retirados dos espaços que os pertenciam e pouco foram indemnizados, alguns foram reassentados em locais distantes e alguns permaneceram nas proximidades das mineradoras, inalavam a poeira levantada pelas maquinas e as mesmas tinham tanta potência que colocavam as suas casas a estremecer, viviam na insegurança, com problemas respiratórios e outras coisas!

As mineradoras faziam e desfaziam porque alguem as defendia, mas quando a população manifestava sempre havia alguns agentes da segurança preparados para afugentar as multidões com armas de fogo, então as minerados continuaram a fazer e desfazer, construíram escolas, algumas outras coisas no âmbito da sua responsabilidade social, e em troca destruíam casas, machambas, terras para pastagem de gado e túmulos em busca dos recursos. Mas na descoberta destes alguem disse que os mesmos seriam para ajudar a população, mas parece que não é o que aconteceu, descobrimos tarde, mas aquilo era mais uma maldição do que riquezas.

Em fim, as mineradoras continuam a explorar todo santo dia, e mesmo assim a população continua pobre, porque perdeu terras em troca de riqueza que os outros estão neste momento a exportar para as suas terras de origem e sei lá mais aonde, meu nome é Nádio, escrevi este texto numa tarde de domingo, se estes rabiscos forem um conto ou uma crônica podem intitular-a de "Lamentações", não sei porque mas ate agora só estou a ver uma Maldição nesses recursos!

#NJTAIMO

#ESCOLHI_VIVER

Nádio Taimo
Enviado por Nádio Taimo em 07/10/2018
Código do texto: T6469986
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.