É fato consumado o poder que as mídias sociais exercem no dia a dia do cidadão, pois em tempos modernos estamos conectados e sintonizados com o que o outro deseja e todas suas aspirações e sonhos, basta este expor em um quadradinho do grupo de relacionamento mais famoso do planeta e pronto, tudo fica visivel e acessível, mesmo com cuidados, a rede e todos sites de relacionamentos se encarregam de criar imagens e fantasias acerca do ser e daquilo que se deseja.

   Usando este gancho para o cenário político não é diferente, as mídias sociais provaram nesta eleição majoritária que não existem fronteiras e nem barreiras, e que seu alcance é vertiginoso e descomunal. Pessoas sem representação ou conhecidas do grande público (leia-se : Tv e rádio), conseguiram despontar nas eleições com votações expressivas, aqui na região tem um candidato, Rodrigo Gambale, que teve uma votação surpreendente com 86.981 votos e assim foi alçado à Assembléia Legislativa com um campanha feita praticamente através das redes sociais. Outros exemplos estouraram pelo país afora, onde muitos candidatos sem tempo de Tv e nem cacife para carreatas, banners e aqueles milhares de santinhos conseguiram se eleger usando os artificios das redes e todo poder que estas lhes conferem ao teclar e lá postarem fotos, mensagens e videos que otimizam as candidaturas.

   Na corrida ao cargo majoritário também o fenômeno se fez presente com maior ênfase, pois o tempo de Tv do partido PSL não era grande, pelo contrário era ínfimo e ainda teve o prejuizo do atentado sofrido pelo postulante ao cargo, tudo para diminuir sua ascenção, o que já vinha antes mesmo das confirmações de candidaturas. O tempo de Tv do PSDB era extremamente favorável ao candidato, que amargou um ridículo 4º lugar na contagem final de  votos, algo que vem para o partido repensar suas posturas em São Paulo e nas questões nacionais, que sempre foram pautadas em reuniões de caciques do partido e nem sempre atenderam ao anseio da população, o recado foi dado na urna.

   Bem, sem entrar nos critérios que levaram este ou aquele a serem mais votados, devido a ideologia mais incisiva frente às demandas da população, o que gera maior acolhimento por parte destes e uma sensação de algo a ser feito  com efeito, pois isto encheria páginas e páginas de análises comportamentais, sociológicas e antroplógicas, o que não é a proposta aqui, fiquemos no aspecto de alcance desmedido das informações na net e seu uso feito ´para angariar votos, e que levou muitos aspirantes a derrotarem candidatos "velhacos" na política. O povo quer renovação, sim, claro! Cansado da mesmice, mas ainda não de tudo, o eleitor busca uma mundança, prova é a nova imagem da Câmara Federal que tem de tudo e alguns eleitos muito inusitados.

   A greve dos caminhoneiros deflagrada no país antes da Copa do Mundo (momento bem propício, diga-se  de passagem), também teve seu grande êxito devido as midias sociais e grupos de mensagens, que de forma veloz e atuante, passaram informações sobre os bloqueios e tudo que serviria o movimento, como também é claro, contou com a inépcia do governo, que deixou tudo seguir na contra -mão e quando tentou conter a tal "onda", já era tarde demais, deu no que deu, e o resultado, com a palavra o povo brasileiro.

    Para ser mais breve, as mídias socias tem um poder vertiginoso e avassalador e se for bem usada trará resultados que tornarão a vida mais atuante e com perspectivas de melhoria, também tem seu lado negro, e podem acabar com a reputação de pessoa em questão de segundos, basta um ser, nem precisa se identificar, postar algo sobre um desafeto e pronto está instalado o caos na vida da pessoa, e há casos que beiram ao bestialismo, como aconteceu no litoral de SP, Guarujá, em meados de 2014, quando uma pessoa pacata e com pouco contato com os demais vizinhos, foi acusada de bruxaria e a multidão incitada através de um post visto na rede social, que a mesma era adoradora do diabo e usava crianças para ritos satânicos, o que culminou numa desenfreada agressão a pessoa e ainda com filmagens via celular, a população, local, assassinou a mulher, sem esta ter direito a defesa. Algo que vimos na época medieval, claro, tirando o efeito celular, a forma desmedida de agressão e brutalidade que reside no ser humano sendo expressada da pior maneira possível. A rede social foi o estopim, e o restante, é a monstruosidade vista.

    Com seus efeitos colaterais que são imensos e inimagináveis as midias sociais chegaram para ficar definitivamente, não admitem barreiras, pois são usadas sem fronteiras, esta é sua premissa básica. Então, melhor já ir se acostumando com termos como "fakes news" e toda ojeriza que esta causa e mentiras sendo propaladas aos quatro ventos, e nada de punição, pois como punir algo sem um ponto de partida, uns e outros podem ser acusados e serem presos, mas o estrago e a disseminação da notícia falsa, não tem freios. Portanto, toda cautela é pouco, mesmo sem contatos em sites,  o efeito desta na vida das pessoas pode ir de um extremo ao outro, fazendo a vida girar num ângulo de 360º  em questão de segundos.

 
Aos vitoriosos, os louros
Aos temorosos, o resguardo
A todos nós, Boa sorte!




https://palavrasnotasevivencias.blogspot.com/
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 09/10/2018
Reeditado em 11/11/2018
Código do texto: T6471479
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.