Arrogância estrambólica

Longe de mim, Deus me livre, a pretensão de querer aparecer como escritor. Sou realista (também bom leitor) e sei que sou apenas um mero escrevinhador matuto. Tem mais: não sinto nenhum ressentimento contra quem, à luz da cultura e do conhecimento literário, afirma que meus textos são medíocres. É um direito e uma verdade abissal. Faço um parêntese para contar um causo hilário. Eu tenho uma amiga muito culta e brincalhona, adoro essa amiga, é sincera além da conta. Quando o professor Potiguar Matos me apelidou de D'artagnan (com o apóstrofo), devido às minhas arengas nos jornais da cidade e no rádio, eu fiquei bestinha. Juro. A minha amiga rasgou a minha fantasia e disse na minha cara no meio de vários amigos: - Cabra véio deixa de ser besta, o professor fez contigo foi uma ironia. Os três mosqueteiros eram todos alfabetizados e com certa cultura, o único analfabeto do grupo e que depois se tornou mosqueteiro foi D'Artagnan. Mas nem liguei, gostei do apelido apesar da observaçõ da amiga. Fecho parêntese.

Mas, mesmo não ligando para as críticas à minha medíocridade nas letras, me assusta e estarrece a arrogância estrambólica de alguns metidos a saberotos que gostam de desclssificar e humilhar os mais humildes na escrita. Detalhe: esses saberôtos não possuem quase nenhum reconhecimento literárioe nem essa bagagem literária toda, é mais amostramento e pretensão.´No entanto, babam de raiva e tentam humilhar quem, como é o meu caso, escreve e discorda deles.

Não entendo como ue se diz democrata precisa fazer criticas tão raivosas a quem nunca os ofendeu. Que democrtas são esses? Dimplesmente não são democratas. Vejam bem, eu não sou petista, embora tenha votado e apoiado esse partido, mas digamos que fosse, por que eu não poderia expor minhas opiniões? Por que meus textos seriam da pior categoria? Os meus e de outros que possuem i´deias diferentes das dos saberotos? É um absurdo. Há pessoas aqui no RL que possuem idáid diametralmente opostas às minhas mas que convivemos numa boa, nos respeitando e somos amigos. Hermanas e hermanos que divergem de minha visao politica mas me tratam tão bem que fico, como é meu costume, bestinha. Nunca desclassificaram meus textos.

Não devia vou fazer uma ilação, eu acho que esses arrogantes não são democratas mas fascistas enrustidos, possuem sim nostlgia da ditadura. Mas não têm coragem de assumir. São diferentes por exemplo, da minha cara amiga Ene Ribeiro que se confessa intervencionista. Simples asssim, e por isso merece todo o meu respeito. Vou avançar: acho até que os textos e comentários de Eninha dão uma surra de capote nos dos saberotos. Por quê? Porque ela é sincera, franca, transparente e não humilha sos outros.

Mas não vou encucar e nem ficar ressentido, apenas lamentar essa arrogância estrambólica. Isso não é coragem, mas intolerância, não é democracia, é fascismo.

Aproveito ainda para citar uma frase do escritor inglês Samuel Butler: "Os verdadeiros carateres da ignorância são a vaidade, o orgulho e a arrogância". Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/10/2018
Código do texto: T6472805
Classificação de conteúdo: seguro