Meu Socialismo

Uma amiga que gosta de tirar meu couro me chamando de socialista em compotas, leu uma maltraçada de minha autoria, aqui no RL, em que eu disse que apesar das ideias socialistas jamais poderia pertencer a um partido porque não aceito linha patidária e que linha só conheço linha de anzol, carretel e de trem, apareceu aqui no apartamento e me presenteou com um livrinho de bolso co entrevistas feitas com vários escritores por Edla van Steen. Uma das entrevistas foi com Jorge Amado, seu autor preferdo e meu, ela marcou um trecho da entrevista e mostrou dizendo: - Taí o teu socialismo em compotas, o baiano foi quem lhe inspirou a ser socialista bundão. Não conhecia a entrevista, mas realmente a opinião do saudoso escritor sobre socialismo coincide com a minha. Vou transcrever o trecho da entrevista:

-"Sou pelo socialismo contra o capitalismo; o socialismo é a meta do homem, queiramos ou não. Chegaremos ao socialismo sejam quais sejam os obstáculos. Mas, às vésperas dos setenta anos, desejo socialismo com democracia, ou seja, com liberdade. Não basta melhorar as condições materiais do homem, faz-se necessáriogarantir também sua liberdade de pensamento, seus direitos de cidadão. Socialismo sem democracia é socialismo capenga, que facilmente poe se transformar em ditadura da pior qualidade. voltada para os interesses dos donos do poder e não para os interessesdas grandes massas populares".

Concordo totalmente. O livro de bolso que a amiga me deu contém entrevistas de varios escritores, Nélida Pinon, Ignáco Loyola Brandão, Mário Quintana, Dias Gomes, João Antonio... É arretado, só não gosto quando a amiga me chama de socialista em compotas ou de socialista bundão, rssss. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/10/2018
Código do texto: T6473559
Classificação de conteúdo: seguro