ALMOÇO EM (NOVA) VENEZA

Estivemos esses dias em Nova Veneza.

Eu tinha um compromisso em Criciúma na primeira hora da tarde e resolvemos sair de Laguna mais cedo e almoçarmos na cidade que é famosa por sua gastronomia. Nova Veneza é considerada a Capital da Nacional da Gastronomia Italiana.

O centro da cidade é muito bonitinho, bem cuidado, tudo limpinho. Para quem não sabe é a cidade que tem uma gôndola, trazida diretamente de Veneza, na praça principal. Parece uma cidade cenográfica destas que a gente vê na tv.

Chegando pedi informações sobre um restaurante bom na cidade, resposta nada fácil para uma cidade com inúmeros restaurantes bons.

Entramos no restaurante indicado, muito bonito por sinal, e fomos recebidos por uma atendente bastante simpática. Ela nos levou até uma mesa e informou o sistema de funcionamento da casa. Num canto um fogão a lenha com algumas panelas estava à disposição dos clientes. Ali poderíamos nos servir de arroz , batata sauté , bife de pernil refogado e mais algumas outras iguarias. O restante dos pratos seriam servidos na própria mesa.

O que chamou a atenção foi justamente a atendente. Sempre sorridente a moça demonstrou uma educação e uma qualidade no atendimento que surpreendeu-nos de forma positiva. Pela sua simpatia fez com que a comida que já era muito boa ficasse melhor ainda.

Sempre que passava próxima a nossa mesa, com um sorriso contagiante, nos perguntava se não estava faltando nada, se estávamos satisfeitos. Claro que estávamos satisfeitos.

Aquele almoço foi diferente, além da qualidade do que comemos, recebemos algo que não esperávamos. A experiência de almoçar na cidade foi melhorada pelo sorriso daquela funcionária que não tinha obrigação nenhuma de nos atender como atendeu, afinal os outros funcionários foram bastante solícitos também apesar de se manterem formais e burocráticos no seu trabalho. A diferença é que ela fazia o seu trabalho com entusiasmo e espontaneidade. Tinha alegria e satisfação em estar naquela função. Isso é fundamental para quem trabalha com o público.

Saí pensando como é importante agregar valores subjetivos que não estão em nenhum manual técnico, em nenhum livro. Isto porque a simpatia não se aprende em cursos, não se conquista com estudo. A simpatia e a habilidade de tratar bem as pessoas é um característica que já nasce com o indivíduo.

Numa cidade onde comer bem já é a rotina, um restaurante deve fazer muito mais do que boa comida. A moça descobriu o seu espaço e faz a diferença.

Em tempo , seu nome é Keila.