SOFRIMENTO COLETIVO

59.674

Sexta-feira, 12 de Outubro de 2018

Até se poderia dizer que um dia como o de hoje deveria ser de muita reflexão. Ora bolas, tal exercício deve ser feito o tempo todo e não num só dia. Porque através desse exercício é onde se consegue pensar. E com profundidade. Daí que há que se observar que não se está exercitando esta propriedade.

Em se tratando da criança, e aproveitando que a efeméride de hoje comemora o dia delas, seria bom uma reflexão profunda do que estamos gerando e produzindo para o futuro dessa gente miúda. Tem-se a impressão que não se está gerando quase que coisa nenhuma, porque os revertérios que podemos observar nesse nosso cotidiano envolvendo-as, está bastante assustador.

A disciplina e o respeito são intrínsecos. Um não funciona sem o outro. Infelizmente os estamos vendo distorcidos. E a falha principal está num só lugar: no seio da família. Sim, pai e mãe hoje em dia parece terem abandonado suas responsabilidades na criação dos filhos.

E não é leviano e inconsequente dizer que as crianças dos dias atuais são mal educadas e malcriadas, naturalmente. Não respeitam a nada nem ninguém, bem como não possuem disciplina. Não seguem os conselhos dos pais e nem dos mais velhos, bem como os enfrentam e desacatam. E vemos isso assiduamente em nosso cotidiano.

Um dos problemas que podemos observar é que os adultos estão retirando das crianças esse período de vida, onde só deveriam brincar e se divertir, além de estudar. Mas não, estão colocando responsabilidades sobre elas, exigindo que assumam outras condições. A de adulto, por exemplo. E é e está sendo uma cobrança desigual. E exagerada. Por isso podermos observar um número extenso de crianças desajustadas.

Dessa forma, a infantilidade, a inocência e a espontaneidade, estão sumindo de nossas vidas, transformando as crianças em seres complicados, que andam causando muitos problemas. Em suas vidas e nas de todos. Isso sem contar o aspecto violência, onde observa-se já com certa frequência, atitudes e ações perniciosas e fatídicas.

Tanto no aspecto da realização de crimes, também se anda observando a ação de suicídio em muitas crianças e jovens. E isto é assustador. E muito fora de propósito. Quase que uma coisa totalmente inaceitável. Daí que podemos classificar essas circunstâncias como um exercício de omissão dos adultos de hoje.

Mas parece que essa problemática não cessará, porque seu aumento se dá de uma forma constante, parecendo não interessar a ninguém. E o que sobra é só uma coisa: sofrimento coletivo.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 12/10/2018
Código do texto: T6474049
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.