O NORDESTINO É MESMO UMA VÍTIMA DA SUA HISTÓRIA?

Realmente teve exageros quando do resultado das eleições do primeiro turno, em que parte dos eleitores de Bolsonaro atribuíram o resultado a região do nordeste, onde seu adversário , Fernando Haddad teve uma expressiva votação, principalmente na Bahia.

Sabemos que o norte nordeste, foram regiões empobrecida ,mas principalmente o nordeste por sua história, pois ficou para trás ao longo dos séculos. Digo principalmente o nordeste pelo seguinte fato,a história do Brasil começou no nordeste, teve seu apogeu econômico e político, mas que com passar dos séculos foi sendo esquecido.

Salvador a primeira capital do Brasil, administração da colonia portuguesa tendo como cenário político a capital baiana, Recife e Olinda também tiveram relevância em seus momentos históricos.

A partir da mudança de foco econômico, as descobertas de ouro nas minas gerais e redondeza , o governo português estrategicamente mudou ou transferiu a capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro. Enquanto isso, a cana de açúcar que era o principal fonte de exportação e de poder dos senhores de engenho, foi enfraquecida. Então o nordeste que tinha uma força política forte, se exauriu , mas ficaram os resquícios da herança colonial. O coronelismo e com ele o assistencialismo, que foi alimentado por séculos, sem trégua até os dias de hoje.

Enquanto isso, o sul e o sudeste desenvolveram-se, industrializaram-se , tiveram investimentos que levou um progresso bastante acentuado em relação nordeste.

Agora uma pergunta, pode-se culpar ou colocar toda culpa no coronelismo, na política intencional , na cultura do assistencialismo durante anos e anos que assistimos , lemos , ouvimos sobre a história do nordeste? Será que um povo ou a maioria do mesmo não tem discernimento sobre a sua realidade? Ou na verdade foi muito comodo aceitar esse tipo de contexto político, social e cultural? A idiotização de um povo está no seu meio cultural? É uma necessidade atávica de um benfeitor ?

O nordeste teve e tem sempre os aproveitadores do poder que tiram vantagem desse pouco caso com as questões políticas. É histórico que os nordestinos sempre se apegaram as questões mais religiosas como uma forma deixar os problemas terrenos para os que mandam, e o pedido para o além no sentido da salvação da sua realidade.

O nordestino tem suas paisagens lindas, festas. A Bahia tem uma característica especial, uma complacência para as autoridades, para os que mandam, para os donos do poder."Enquanto o resto do mundo se esforça para dominar as massas com capitalismo, a Bahia basta botar uma caixa de som e pronto, mantem todo mundo pobre". (Filme: Cronicamente Inviável ).

inclemente
Enviado por inclemente em 12/10/2018
Código do texto: T6474375
Classificação de conteúdo: seguro