A implantação do sistema EAD no Brasil

A professora Gilda Aquino de Araújo foi muito feliz em seu artigo a “Introdução ao Conceito da Educação A Distância”; com uma linguagem precisa e coesa percorreu os diversos espaços que permeiam o ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Baseando-se em diversas fontes bibliográficas Gilda nos apresenta inúmeros conceitos sobre a Educação a Distância (EAD), trazendo um quadro de informações que pautam a descrição e a narração dos acontecimentos históricos que circunscreveram o uso das tecnologias com relação à implantação do sistema EAD no Brasil.

Os benefícios proporcionados pelo espaço AVA se reflete na organização do conteúdo pedagógico e na sistematização do processo de aprendizagem. Na plataforma AVA, encontramos todas as informações necessárias que viabilizam a difusão do conteúdo, a interação entre os indivíduos que compartilham deste ambiente, além de facilitar as discussões e debates sobre a temática em destaque. Não podemos deixar de elencar a comodidade com relação à leitura e execução das atividades as quais podemos realizar em qualquer momento e em diversos lugares.

No caso do nosso Curso de Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a utilização da ferramenta Moodle, nos oferece um ambiente rico de possibilidades e recursos que contribuirão de forma direta para o desenvolvimento das atividades diárias. O ambiente virtual de aprendizagem é um espaço que muito favorece para o processo de construção e desconstrução do conteúdo proposto. Abrindo um leque de possibilidades.

Creio que a EAD será o sistema educacional do futuro, segundo MORAN (2002) citado por Gilda: “As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na educação a distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação: a interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo.”

Como professor, acredito em uma educação aberta para novos horizontes. O campo educacional é uma atmosfera em constante transformação, e as tecnologias da sociedade pós-moderna contribuem de forma positiva para a difusão do saber e do apreender.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 14/10/2018
Código do texto: T6475767
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.