Superego, Orgulho & Besteirol

Não vou negar minha preferência política. Se fizesse isso seria um farsante. Mas tenho consciência das minhas limitações e da necessidade e dever de ser comedido na defesa das minhas idéias e posições. Não vou carregar nas tintas e nem tampouco cair na tentação de querer aparecer como referência, iluminado ou dono da verdade. Essa mania de superego e de forçar um orgulho ridículo não é comigo. De jeito nenhum. Deploro os que se rasgam, arrotam raiva, peidam rancor e cagam ódio, especialmente o de classe, e que chegam ao cúmulo de falsear, mentir, fazer ilações maldosas e torcer os fatos para defender seu lado e atacar e pichar os dos outros. além de querer na marra desclassificar os que pensam diferente. Pior é quando esse tipo de pretensioso já tem certa idade e se diz notável das letras. Que besteirol da gota serena esse de massagear o próprio ego, fazer reclame de s próprio e viver pichando os outros com ilações sem nenhuma base. Em vez do debate, optam pela pichação e surt6o de ódio.

Einstein, o gênio da Física dizia: "O valor de um homem é determinado em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se liberta de um ego". . Esse festival de besteirol em que alguns pavões cansados (ou serão capões suados?) é puro nonsense. Circo mambembe. Fica feio mentir até para si mesmo. Renato Russo dizia: "Mentir para si mesmo é sempre a pior mentira". Alguns capões suados ou pavões cansados estão mentindo para si próprios. Não há necessidade disso. O debate pode ser feito sem descambar para esse frisson ensandecido de raiva e amostramento. Virou febeapá.

Neste RL tenho várias hermanas e hermanos que discordam até radicalmente das minhas idéias, mas nos damos muito bem porque, apesar de veementes nas nossas posições, não descambamos para a raiva, o rancor e nem o ódio. Fazemos o bom combate.

Vou ser mais claro e direto. Não sou e nem nunca fui petista, mas sou admirador de Lula. Negar isso seria auma covardia, e este véio pode ser meio rude mas nunca foi covarde. Admito que Lula teve alguns erros, se alguem vasculhar minhas maltraçadas verá que discordei muito da sua política econômca, mas não posso esconder o que seus governos fizeram por minha Região. Em Pesqueira o candidato que ele apoiou teve 78% dos votos, em Arcoverde quase a mesma coisa. Sempre disse que não analiso o BRasil todo. não tenho meios e nem conhecimento. Sei que Lula saiu do governo com 87% de aprovação. Não vou debater acusações, mas acho que se devia, até como compaixão e respeito por quem não pode se defender, não se ofender tanto. Lembro Gandhi:

"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos nas ruas e soltos na prisão. É uma questão de consciência".

Não, não vou perder a razão e nem recorrer, como alguns pseudos intelectuais raivosos, à fafarronice, ao orgiulho imbecil e nem ao ódio que envenena a alma. Sou um homem rude, meio grosso, matuto do sertão, mas alguém que cultiva a razão, a ternura e é incapaz de um gesto de ódio. Te mais: graças a Deus não me levo a sério e nem tenho qualquer pretensão e nem vivo sem humor. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/10/2018
Código do texto: T6476077
Classificação de conteúdo: seguro