"SALVE-SE QUEM PUDER!"

59.779

Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018

Desde moço sempre tive preocupações com a vida. Diferentemente de muitos. Isso acaba trazendo um peso maior nas costas, porque não ficar indiferente às coisas que acontecem ao redor de todos, não é um exercício leve. Mas cada um que haja de acordo com a sua própria consciência.

No tocante à atual situação política no país, confesso estar apreensivo com o nosso futuro próximo. Nosso país tem um histórico um tanto o quanto intranquilo com relação a isto. Desde a proclamação da república em 1889, atravessamos diversos períodos de turbulências políticas. Assim, passamos por períodos de ditaduras.

Do que li, vi, ouvi e vivi, não necessariamente nessa ordem, confesso não ver essa situação de sistema de governo como uma coisa importante. Seja lá com imperialismo, ditadura, democracia, bem como outras alternativas, penso que o principal é o povo estar feliz, tranquilo, empregado, sarado, com as suas vidas em perfeita normalidade. E é exatamente o que não observamos em nossa nação, o Brasil.

O crime já assumiu o poder. Já tomou conta de tudo e de todos. Mesmo que saibamos que ainda existem pessoas que não aceitam e não queiram permitir esse estado de coisas. Mas do que se está vendo por aí, é para tirar a esperança de muita gente.

As ditas necessidades básicas do povão não são observadas. Há deficiências profundas em todas elas. Com um agravante pesado: a moralidade inverteu-se por completo. Tudo virou praticamente de cabeça para baixo. E até parece que a grande parte da população gostou desse processo de inversão.

De uns tempos para cá a nação passou por um processo pesado de desregralização. Já não se respeita a nada nem ninguém. Inclusive criando-se leis para que se possa fugir da legalidade. Puro paradoxo. Mas isso até possui uma explicação. Em 1993, o sr. Lula da Silva, quando deputado federal, clamou aos quatro ventos no país que lá no Congresso Nacional existiam "trezentos picaretas". E tal abordagem já foi feita nesse mesmo espaço por diversas vezes. Já é e está por demais repetitiva. Mas sempre cabe.

Oras, não se sabe de onde ele tirou isso. Mas é claro que o disse com muita propriedade porque com o passar do tempo, observou-se revertérios enormes nas condutas daquela gente. E elas é que fizeram as leis que estão vigorando até então. Isso, com certeza, explica tudo.

Essas divisões que se criam na política, colocando lados, também é uma das coisas mais esdrúxulas que se pode assistir. Gente de Centro, esquerda, direita, isso é só para enganar trouxas, porque ao final, estão, mesmo, é preocupados só com eles.

Em suas pregações laterais, centro, esquerda, direita, eles pregam exatamente as mesmas coisas para quem quer ouvi-las. No entanto, em suas gestões, fazem tudo diferente do dito e/ou prometido. E isso, no Brasil, é histórico. É só rever um a um desses prometidos.

Agora estamos passando por turbulências, outra vez. Estamos correndo sérios riscos de desestruturação democrática, mesmo que a tenhamos capenga do jeito que está aí. Porque ter a perspectiva de continuar a roubalheira, sendo governado escamoteadamente por um presidiário. Ou por outro que não possui nenhum histórico de gestão, e só arroubos de poder, é a coisa mais absurda do mundo.

Assim, a situação chegou a um ponto que se deve rogar aos céus, para que não aconteçam coisas pesadas com a população. Porque caímos naquela famosa situação prevista pela sabedoria popular: "se correr o bicho pega; se ficar, o bicho come". Então, tem-se que aplicar uma outra muito conhecida!: "salve-se quem puder!".

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 15/10/2018
Código do texto: T6476513
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.