PARA ONDE VÃO AQUELES QUE FOMOS ?

É muito mais fácil para uma criança saber quando deixa de sê-lo, a biologia ajuda, mudanças físicas visíveis: Pelos, crescimento, mudança na voz. Difícil mesmo é saber quando exatamente a juventude nos deixa. Com o tempo fica fácil. Comigo deu-se aos trinta e cinco anos. Olhei-me ao espelho e disse "Adeus, jovem".

Para onde vão o jovem, a criança, o adolescente, o adulto que fomos? Acho cilada conceber que o Tempo os levou, pois, de algum modo, deixei de crer nesse senhor. O tempo é tão verossímil quanto Saci Pererê, elfos e Papai Noel. Quem poderia dar-me resposta à indagação ? As Mil e Uma Noites.

As Mil e Uma Noites desafiam o tempo sob todos os sentidos. Sherazade soube disto, o marido encarnava o tempo no que esse tem de mais feroz, a morte. E como ela contornou a situação ? Com a palavra, pois sabia que era a única coisa atemporal capaz de entrar em vigência sobre a Terra. A palavra é a verdadeira máquina do tempo, de repente, põe-me lado a lado com Camões, Shakespeare, Gil Vicente, Homero. Sobre minha mesa contemplo exemplares de Gargântua, de Rabelais , e A Metamorfose, de Kafka : Séculos separam-nas, mas posso juntá-las em um segundo.

Só a Literatura pode ajudar-nos em questões existenciais, foram-se os tempos de possuirmos um sábio ao nosso dispor para resolvê-las. Nenhuma ciência elucidará coisas do coração, do sentimento nem mesmo a Filosofia ou Psicologia, ambas hipercomprometidas com o Poder. A Poesia responde a tudo. A resposta está em Aladim e a Lâmpada Mágica, o gênio confinado na lâmpada nada mais é do que

o conjunto daqueles que fomos e / ou viremos a ser : A criança, o adolescente, o jovem vão para a garrafa da lâmpada para nos dar luz.

Camilo Jose de Lima Cabral
Enviado por Camilo Jose de Lima Cabral em 16/10/2018
Código do texto: T6477448
Classificação de conteúdo: seguro