Desabafo de um ex-fracassado

Chegar ao fundo do poço, perder todas as fichas, raspar o tacho e ficar na maior pindaíba é a melhor coisa do mundo. Se perceber zerado, sem nenhuma grana, e já ter tentado todas alternativas possíveis em vão é a mais eficiente mola propulsora para galgar o ponto mais alto do podium do sucesso. Pode-se chegar nesse extremo e simplesmente jogar a toalha e morrer, desistindo do jogo de uma vez por todas. Já passei por isso e vislumbrei essa alternativa com todas as letras, cheiros e gostos. E consegui dar a volta por cima, surpreendendo a todos que viam a minha derrocada como único cenário concreto possível. Pessoas próximas e queridas, que poderiam estar na primeira fila para aplaudir de pé, lideravam o coro de vaias e tomates na minha cara. Hoje entendo esse comportamento e os perdoo sem mágoa ou ressentimento. Os queridos dependiam dos meus passos precisos, no rumo certo, e só tinham erros e fracassos para contemplar, pagando o preço disso. Sua reação natural era mero reflexo da imagem gerada por mim. Nada mais que isso. Sério mesmo. Apesar de todas evidências negativas, apesar do cansaço pelas tentativas pífias e frustradas, algo dentro de mim dizia que, na hora certa, viraria o jogo. Não tinha a menor ideia de como esse milagre iria acontecer. A minha falta de grana, dívidas decorrentes de erros de percurso, além do histórico de desacertos sem fim, praticamente me sentenciavam a dar um tiro na cabeça e, dessa forma, "resolver" o problema. Foram várias alternativas pensadas nesse sentido, detalhando procedimentos mentalmente para que não fracassasse também nisso. Noites mal dormidas, taquicardias repentinas, falta de apetite constante e tudo mais que compõem o perfil de quem está quebrado eram meu prato do dia. Aí chegou o tal fundo do poço. Quando me percebi lá, acuado e sem ter como me afundar mais, veio a luz. De início tênue, mansa, sem muito alarde, foi pouco a pouco se fortalecendo. Começaram a aparecer anjos do nada que traziam recados, sinais, alternativas. A fé que eu tinha atirado ao lixo ressurge das cinzas e começa a fazer a sua parte. As ideias, com sessenta anos de lastro, iniciam um movimento coeso e eficaz. Então, de repente, aquele cara que só merecia cuspe e desprezo começava a ganhar aplausos. De início tímidos, pouco expressivos, passando a ficar efusivos, recheados de "bravos". Foi quando me dei conta que estava virando o jogo. Que aquele cara estava se armando de energia, de determinação, de certezas, para retomar o curso da sua vida rumo ao sucesso - a um retumbante, indiscutível e maravilhoso sucesso. Pra ser desfrutado, compartilhado e perpetuado com absoluta verdade. Essa é a minha história hoje. Ter o prazer e privilégio de compartilhá-la com você dessa forma, sem rodeios e com absoluta sinceridade, é delicioso e me fez um bem danado. Obrigado por ter lido o meu desabafo. Valeu!

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 19/10/2018
Reeditado em 19/10/2018
Código do texto: T6480195
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.