SUBMISSÃO

Vinha pensando o meu pensamento que me fazia sorrir. Não percebi que ele me olhava; estranhamente ele me olhava, olhava-me como se olha um rato.

Esse olhar fulminante estancou meu sorriso, decepou meus pensamentos, aniquilou minha alegria. Deve ter sido esse olhar sim que me calou, só pode ter sido ele; mas ainda não o tinha visto e mesmo assim me sentia incomodado.

Bem sabemos que os olhos são como ímãs; sendo assim, meu rosto foi virando na direção daquele que parecia me odiar. Meus olhos castanhos confrontaram-se com os seus amarelos. Parece estranho, mas fiquei paralisado frente àquela visão. Ele continuava do mesmo jeito e mostrava todo seu desprezo por mim.

Refleti em rápidos segundos e disse para mim mesmo: “Ora, é só um gato.” Isso mesmo, era só um gato. Por que um gato me olharia feio daquele jeito e por que eu estava gastando meus pensamentos com isso? Gatos são apenas gatos; não lhes dou importância, prefiro os cães.

Não perdi tempo e comecei a escrever isso aqui. O gato já foi embora, acredito que tenha se convencido de que não era do mesmo grau, nível e capacidade. Ele entendeu que não estava olhando para um igual e reconheceu o erro que cometia. Aceitou sua condição e foi embora...