ESSE É O BRASIL QUE VAI SEDIAR A COPA DO MUNDO.

ESSE É O BRASIL QUE VAI SEDIAR A COPA DO MUNDO.

Hoje fui visitar um funcionário que se envolveu num acidente de moto e foi socorrido e encaminhado para o Hospital Roberto Santos, aqui em Salvador. O acidente aconteceu na quarta feira e o acidentado ainda continua numa maca, na emergência do hospital.

O meu maior espanto foi constatar, na prática, o que vem a ser a sala de emergência: uma sala grande, cheia de macas, mais de sessenta, acho. Em cada maca um enfermo e ao lado de cada um desses enfermos um parente de acompanhante. A pessoa que fui visitar estava acompanhado d’uma irmã, que fazia ela mesma, os curativos (muitos) do irmão acidentado. Imaginemos umas sessenta macas e, ao lado de cada maca, um acompanhante. Entre duas macas o espaço não passava de oitenta centímetros, onde existe uma cadeira para as duas acompanhantes, que se revezam durante a noite. O ambiente tem um cheiro muito forte e indefinido. Deve ser um misto de sangue coagulado, medicamentos diversos, gente sem tomar banho e outra grande parte, do jeito que foi encontrada na rua, em acidentes diversos. Parece uma enfermaria de guerra numa frente de batalha, daquelas que se via, antigamente, nos filmes de guerra, e hoje comumente, em noticiários de televisão.

Destaque-se por justiça que o hospital é referência no estado. Em profissionais e em equipamentos. Talvez o problema esteja na insuficiência de capacidade para atender a tamanha demanda.

Se o presidente da FIFA, Joseph Blatter, presenciasse uma cena daquelas, duvido que a copa do mundo viesse a acontecer no Brasil.

Coincidentemente, assisti também hoje a um programa de televisão, numa história que se dava com uma família (a mãe e sete filhos) onde nenhum dos membros dessa família, de tão pobres, nunca haviam entrado num supermercado, simplesmente por não possuir qualquer dinheiro.

E esse é o país que vai sediar a próxima copa do mundo.

Justino Francisco dos Santos.

Escritos. Em 04.01.2014.

Justino Francisco
Enviado por Justino Francisco em 26/10/2018
Código do texto: T6486744
Classificação de conteúdo: seguro