Provocação Sartreana

Jean-Paul Sarte, filósofo e romancista de quem gosto muito, escreveu o seguinte no livro As palavras: “Conheci homens que dormiram tarde na vida com uma mulher envelhecida pela exclusiva razão de que a desejaram na juventude”. Sublinhei na hora, como faço com qualquer trecho escrito que me deixe inquieto, ou maravilhado.

O motivo de tal frase ter chamado minha atenção, é que eu já tinha me questionado anteriormente quanto a esta possibilidade, de na velhice ainda querer realizar desejos concupiscentes com mulheres que na minha juventude teriam ficado apenas na imaginação solitária. Mulheres estas que, no ocaso de suas vidas, já estariam desprovidas dos atributos físicos que, na juventude, lhes davam encanto e beleza. Minha dúvida é se apenas a nostalgia, e o sentimento de que assim estaria resgatando algo da juventude para que esta, enfim, descansasse em paz, bastariam para que o desejo se mantivesse aceso.

Parece pueril, mas já experimentei sensação parecida quando havia boatos de que o Guns N’ Roses viria ao Brasil na metade deste ano para alguns shows. Embora não seja mais o fã incondicional que fui na adolescência, sinto que este período da minha vida ainda não encontrou o descanso merecido, por restar este sonho não vivido de assistir ao show da minha banda preferida. É esta dívida com o passado que faz com que eu ainda aguarde este momento com bastante expectativa.

Mas quanto às mulheres, aceito discutir por muito tempo com quem, como eu, se sentir provocado e inquieto pela dúvida que Sartre me põe na cabeça. Deveras, é daquelas perguntas que só o tempo nos responde, mas que no campo das idéias é um prazer trabalhá-las.

www.andreinews.blogspot.com

Andrei Andrade
Enviado por Andrei Andrade em 12/09/2007
Código do texto: T648708