Mistura de paixões

É incrível o misticismo que temos em nosso país.É tão incrível que ficamos sem saber se temos ou não identidade.Mas esta é a nossa identidade,a mistura.Certa vez,abri um livro e nele havia uma caricatura com uma frase abaixo:Na espanha fala-se espanhol,na Alemanha fala-se alemão,na china fala-se chinês e no Brasil? Fala-se português.Tal frase questionava a nossa falta de personalidade mas,será que existe falta de personalidade no Brasil?A resposta seria, talvez,impossível mas,para muitos essa personalidade é evidente.

Outro dia,voltando para casa de ônibus ocorreu-me um fato que,de grande forma,chamou minha atenção.Um homem franzino entrou pela porta da frente do meio de trasporte e ficou olhando a todos por trinta segundo.Sim,eu contei!Tal tempo fez cada passageiro,cada um de nós,pensar uma coisa:Seria um pedinte?Um cantador de Repente?Vendedor de balas?Ou seria apenas um homem que entrou pela porta da frente,embora,não tivesse como pagar a sua passagem?Após os trinta segundos propositais,o homem surpreendeu-nos sem dó nem piedade.Revelou-se um poeta no movimentar das rodas daquela viajem.Durante dois minutos,sem parar,declamou seu poema,um dos muitos que já guardava à cabeça,distribuindo, logo após,um folheto com o mesmo copiado.Não pediu dinheiro,não pediu um passe.Com dignidade disse apenas isso:"sou poeta,brasileiro,nada mais e isso é tudo".

Com certeza,tal personalidade,coragem e força é próprio do nosso povo,de nossa gente que sempre arruma um "jeitinho brasileiro" de fazer sua estrada,seu chão.

Na verdade,nós somos todos sendo nós mesmos e somos nós sendo todos.Fazemos parte do mundo e somos um mundo dentro do mesmo,pois somos de tudo o máximo e um pouco de tudo.

Somos Samba e Bolero;

Somos Frevo e Forró;

Somos ópera e Circo;

Somos dores e sonhos;

Somos um Brasil português,

Um Brasil inglês,

Um Brasil françês,chinês e alemão.

Somos um Brasil brasileiro com os braços abertos para o mundo e,

se isso não é personal,

é,pelo menos,único.

*Pássaro sem asas