PAGANDO MICO

Se me perguntassem, eu diria que o Bitola era um cara normal, exceto pelo fato de ser eventualmente gago. Sim, às vezes, quando ficava excitado ele desandava a gaguejar, e essa particularidade trazia-lhe certos constrangimentos. Carla, sua esposa, desde o início do namoro percebeu que a gagueira do namorado era… hã… mais do que frequente. Em seu RG constava o nome Fábio. O apelido Bitola derivava de uma sutileza de sua anatomia. O casal de pombinhos vivia até que bem, mas, pode-se dizer que muita pena voou por conta desse pequeno detalhe.

Naquela manhã, Carla acordou Bitola um pouco mais cedo. Era hora de levantar e isso, para Bitola… estava longe de ser um problema.

— O-O-Oi, a-a-a-mor, b-b-b-bom dia!

— Bom dia, Bi! É melhor controlar sua gagueira. Lembra que ontem à noite você me disse que queria chegar mais cedo à empresa para apresentar o relatório de vendas ao diretor?!

— Puts, Carla, confesso que tinha esquecido. Fui!

Era sempre assim, seu “IT” sempre trazia alguma consequência; fora as brincadeiras dos colegas, que sabiam do “plus” e da gagueira.

Menos Dona Lulú, a secretária do De Angeli, recém-contratada, e que estava com uma blusinha pra lá de vaporosa, expondo o rego dos seios de modo mais do que saliente. A reunião de vendas começaria em instantes e Lulú sinaliza que havia uma ligação de Carla para ele. Bitola olha para Dona Lulú, faz uma pausa e diz:

— D-d-d-diga pra-pra Ca-Carla que ligo d-d-d-depois.

E a reunião… teve de ser remarcada para após o almoço. Juvenal, seu colega, (contendo o riso) chamou-o de lado e o orientou a procurar um psicólogo.

Um bom profissional certamente ajudará você a superar este problema.

E assim fez, marcou uma consulta na clínica sugerida.

Lá chegando, pôs-se a aguardar na recepção. A sala de espera era de arquitetura lapidar, sintetizando um clima de total formalidade. Bitola estava ansioso, afinal, Juvenal havia dado ótimas recomendações. Tenso, esticou o braço direito e com a mão trêmula puxou para si uma revista, que passou a folhear.

Um simpático senhor, ao seu lado, notou que a revista de Bitola estava de ponta-cabeça e o alertou para o fato, emendando: — Relaxe, os psicólogos daqui são ótimos! Frequento esta clínica, e desde o início fui muito bem atendido, eu tinha um problema que dificultava muito minha vida. Juro que cheguei a pensar besteira. Mas, logo após o primeiro mês, tive uma indiscutível melhora.

Dito isto, uma voz interrompeu-os chamando por Fábio, que se dirigiu rapidamente para a sala indicada. Sentou-se e aguardou o início do atendimento.

Na recepção, o senhor que ladeava Bitola, também foi chamado.

Cerca de uma hora se passou e, coincidentemente, ambos se reencontraram na porta de saída da clínica.

— E aí, colega? Gostou da consulta com o Dr. João?

— E-e-ele n-n-não estava, q-quem m-me atendeu foi a Dra. C-C-Claudia.