ANTES DE VOTAR VEJA O QUE FEZ SEU VEREADOR POR DIAS D’ÁVILA.

ANTES DE VOTAR VEJA O QUE FEZ SEU VEREADOR POR DIAS D’ÁVILA.

Todos nós sabemos que Dias d’Ávila se projetou para todo Brasil por causa da qualidade das suas águas, pelo Rio Imbassaí, pela sua linda história de qualidade de vida. Todo mundo sabe também que a vinda do Polo Industrial de Camaçari acabou com tudo isso e transformou Dias d’Ávila na ponta duma chaminé ou de um tubo de esgoto, respirando e bebendo tudo de ruim que a indústria rejeita.

Pois bem, gostar de Dias d’Ávila é lutar para resgatar sua história, seus rios, sua lama preta medicinal. Gostar de Dias d’Ávila é guardar e defender, com as força que tem, os seus valores históricos como a nossa Feira Velha, o Rio Imbassaí, o Rio Jacumirim, a escola pública de qualidade, o nosso meio ambiente, a volta dos nossos tabuleiros (tipo de vegetação), nossas mangabas, traíras e camboatás, o nosso clima a nossa história.

É bem verdade que ninguém precisa ser político de carreira e carteirinha para gostar da terra onde vive, isso porque a quase totalidade dos nossos vereadores nem de Dias d’Ávila é. Também confesso que não entendo porque o nosso povo prefere votar em gente de fora. Talvez porque os nossos candidatos filhos da terra não tenham recursos para comprar seus votos. E o resultado é isso aí.

Então, porque os vereadores de Dias d’Ávila não se interessam pelos nossos valores, pela nossa cultura, pela nossa educação? Por que não apoiam a luta dos nossos professores por melhores condições de trabalho? Por que ninguém quer saber do Rio Imbassaí se é ele a razão da nossa existência? É sabido por todos que temos um movimento intitulado “S.O.S RIO IMBASSAÍ” que luta contra a morte do nosso maior patrimônio. Pasmem, mas, salvo engano, só tive o prazer de ver participando em umas duas vezes, das dezenas de plantações que tivemos às margens do rio, o Vereador André Rosas. Nenhum outro deu as caras por lá. E é nessa gente que o povo de Dias d’Ávila vota. Então, só pode ser por dinheiro já que tradicionalmente somos todos de origem pobre. O que eles não sabem ou não se interessam em saber é que a volta do rio, da Estância Hidromineral, traria riqueza e qualidade de vida para todos nós, inclusive eles. Imagino e torço para que pelo menos uns cinquenta por cento da Câmara seja renovada, que saibamos escolher melhor e expulsar uma meia dúzia de analfabetos que, posudos, andam por lá. É gente que nunca apresentou um projeto por não saber nem o que é isso. Para a maioria deles, trabalhar é andar os quatro anos, de porta em porta fazendo demagogia, pagando conta de água, de luz ou pedindo emprego na prefeitura.

Um dia desses fui dizer a um vereador que o que ele condenava era preceito constitucional e ele, irritado, disse que iria entrar com um projeto para alterar a Constituição Federal. Outro, estava indignado com a lei ambiental que prevê limite de poluição sonora em 70 dBs, quando lhe disse que ele votou pela aprovação da lei. É isso que temos por aqui.

Assim, pensando que nunca é tarde para refletir, tentar melhorar, fico com a esperança que o povo da minha terra procure escolher gente melhor, mais comprometida com as nossas lutas, com a preservação e resgate dos nossos costumes. E, até lá.

Justino Francisco dos Santos

Escritos. Em 28 de maio de 2016.

Justino Francisco
Enviado por Justino Francisco em 28/10/2018
Código do texto: T6488158
Classificação de conteúdo: seguro