AS CRIANÇAS DE MONTE SANTO.

AS CRIANÇAS DE MONTE SANTO.

A Rede Globo de Televisão conseguiu, mesmo que por via transversa, trazer ao povo brasileiro um tostão de justiça. O juiz Vítor Manuel Sabino Xavier Bizerra, felizmente, foi ontem afastado do cargo, por decisão unânime do CNJ. Outra coisa que nos dá alguma esperança, com relação à justiça brasileira, é o CNJ – Conselho Nacional de Justiça. De resto, essa nossa justiça, é fogo!

Só para lembrar, o juiz é aquele que tirou os cinco filhos de um casal de agricultores da cidade de Monte Santo e os mandou para famílias abastadas do Sudeste Brasileiro. Luis Gonzaga já dizia que mulherrica não quer ter filhos para não ficar feia, para não envelhecer. E nem precisa parir,porque qualquer juiz pode resolver a questão da sua prole, tirando filho de pobre, que o máximo que pode fazer é espernear sozinho. É como tirar doce de criança que o máximo que pode fazer é chorar.

Com os agricultores que tiveram seus filhos arrancados por decisão do juiz, e, parece-nos, pelo que se comenta, articulado com a ação de uma dessas máfias que negociam crianças pobres. A decisão judicial foi de tamanha eficiência que os pais das crianças nem foram notificados para exercerem seu direito de defesa, e tampouco o Ministério Público, por envolver menores. A preocupação do juiz foi tamanha que até a justiça brasileira, que normalmente anda a passos de tartaruga, teve desempenho de atleta olímpico.

A família de Monte Santo deu sorte porque a Rede Globo de Televisão se meteu pelo meio e terminou por fazer justiça. Infelizmente essa deve ser prática recorrente Brasil afora, numa terra onde juiz tem poderes para cometer dessas e de tantas outras formas de arbitrariedades.

O advogado do juiz disse que a preocupação do seu cliente era com a segurança das crianças, cujos pais, por serem pobres, os criavam com muitas dificuldades. Claro que carinho, amor, dignidade não contam, quando se trata de gente pobre, de pouca cultura e nenhum recurso como foi o caso dos agricultores. Importante destacar que se a preocupação do juiz fosse mesmo com a situação de crianças carentes, melhor seria se dedicar a meninos de rua de Salvador, dispersos por sinaleiras, dormindo nas ruas, andando descalças e, a maioria deles cheirando cola.

Parece mesmo que a preocupação do juiz era com as mulheres abastadas do sudeste do país que não podem ter filhos para não envelhecerem, como nos ensinou Luiz Gonzaga:

"A Mulher do Meu Patrão

Luiz Gonzaga

Eu tenho pena da mulher do meu patrão

Muito rica, tão bonita ai meu Deus que mulherão

Não tem meninos para não envelhecer

Mas nervosa sofre muito por não ter o que fazer

No atiço da panela, no batuque do pilão

Tem somente quinze filhos mais o xaxo do feijão

Sarampo catapora, mais a roupa pra lavar

Resfriado, tosse braba, lenha para carregar

Pote na cabeça, tem xerém pra cozinhar

Tira o leite da cabrinha, tem o bode pra soltar

Vivo com minha nega num ranchinho que eu fiz

Não se queixa não diz nada e se acha bem feliz

Com tudo isso ainda sobra um tempinho um agrado um carinho eu não quero nem dizer

Com tudo isso ainda sobra um tempinho e um moleque sambudinho todo ano é pra nascer."

Justino Francisco dos Santos

Escritos. Em 24.07.2013

Justino Francisco
Enviado por Justino Francisco em 28/10/2018
Código do texto: T6488160
Classificação de conteúdo: seguro