O Jogo que o Mundo Esqueceu

Era 1942, e a Segunda Guerra Mundial estava em curso, aterrorizando o Mundo. Para o mal de todos e dos italianos que viviam em outros países, em paz. No Brasil, os italianos viviam como brasileiros, com grandes famílias, com esposas brasileiras e filhos. O senhor Benito Mussolini, enfiou a Itália numa Guerra, auxiliando a Alemanha em seus propósitos de conquistas.

Porém o Mundo aliado os venceu em agosto de 1945. A II Grande Guerra estava terminada, mas deixara sequelas para muitos. Como exemplo disso, temos agremiações esportivas, como a Sociedade Esportiva Palmeiras, antigo Palestra Itália.

Primeiro a agremiação teve de mudar para Palestra, e depois para Palmeiras. Mas o alviverde continuou como um grande time de brancos, negros, e de todas as raças. Principalmente dos italianos e de seus descendentes brasileiros.

Porém, no dia do jogo entre os Tricolores e os Alviverdes, quando os alviverdes iriam atuar pela primeira vez como Palmeiras, os são-paulinos não abriram mão de fazer uma grande manifestação. Esse jogo seria disputado no dia 14 de junho de 1942.

Chegado o dia da grande partida. Pacaembu lotado. Cheio de festas para o jogo entre São Paulo x Palmeiras que ainda queria ser chamado de Palestra. Quando o Palmeiras entrou em campo, a torcida do são Paulo, que esperava o momento para vaiar o adversário alviverde ficou calada. Muda. Pois, portando a bandeira do Brasil, na frente, adentrando o gramado, vinha o capitão do exército brasileiro Adalberto Mendes segurando uma ponta da bandeira brasileira. As outras pontas vinham sustentadas pelos jogadores e diretores do Palmeiras.

No final da partida Palmeiras 2 x 1 São Paulo. O Palmeiras formando com Clodô, Junqueira e Beluomini; Zezé Procópio, Og Moreira e Del Nero; Cláudio, Romeu, Cabeção, Lima e Etchevarieta. O São Paulo com Doutor, Piolim e Fioroti; Zaclis, Lola e Silva; Bazani, Luizinho, Leônidas, Teixeirinha e Cascão.

E assim, O Palestra virou Palmeiras.

Laércio
Enviado por Laércio em 28/10/2018
Código do texto: T6488497
Classificação de conteúdo: seguro