BANZO

BANZO

No sertão alma e fantasma são a mesma coisa.

Há dias que, de uma hora para outra, sem nenhuma razão palpável, fico banzeiro. Para quem não se lembra, banzo era uma doença que acometia os escravos. Dizem que eles morriam de saudades da África. Quem será que nunca sentiu algum tipo de banzo? Será que os animais também têm banzo?

Acho que os zoológicos já não mais deveriam ter animais presos. Com tanta tecnologia, os bichos poderiam ser expostos em vídeos, em plena liberdade no seu habitat natural. O resultado seria o mesmo do zoológico de hoje, só que sem sofrimento e com mais conforto, principalmente para os animais.

Para onde será que vão os bichos quando morrem? Para o céu, já que não cometem nenhum pecado aqui na terra? Razoável que fossem já que na terra só sofrem. Curioso é que até o início do século passado, para a igreja católica os negros não tinham alma e, consequentemente, não podiam ir para o céu. Será que os animais, para nossas igrejas, possuem alma?

O que será que é alma? Quando eu era menino evitava andar no escuro com medo de alma, que hoje sei que eram fantasmas. Mas no sertão alma e fantasma são a mesma coisa.

Justino Francisco dos Santos

Escritos. Em 05/04/2012

Justino Francisco
Enviado por Justino Francisco em 29/10/2018
Código do texto: T6489077
Classificação de conteúdo: seguro