Dominação e controle

Mergulhados na cultura e na ideologia , assim estamos. A primeira com sua indústria ameaça a capacidade de discernimento e a segunda facilita a dominação em massa utilizando os elementos culturais. Dominação e controle.

O poder e a política, duas questões que vistas como elementos que estão presentes em todos os momentos de nossa vida podem revelar mais que apenas relações com o conjunto dos poderes políticos duma nação. Já vivemos na sociedade de controle, Estado de exceção. A visão de Orwell em Nineteen Eighty-Four, seu romance.

Em meados do século XX nasce a tele-visão ou "ver de longe". Ver parece ser mais importante que ouvir, as imagens parecem contar mais que as palavras, por isso, gera um novo tipo de ser humano que pode voltar à sua condição animal. Após ler o livro Homo Videns, de Sartori, pude definitivamente perceber que o Homo videns está se tornando o substituto do Homo sapiens, porque o que importa é a imagem, o ver sem compreender.

A televisão é o mais forte meio de controle de comunicação, informação, entretenimento, ainda que possa ser suplantada pela internet na influência da informação através da mídia e da propaganda. O instrumento de controle social é o marketing, ele que nos vê como consumidores, que prega que tudo pode ser comprado e vendido, até mesmo a noção, os votos, etc. A corrupção foi potencializada.

Somos controlados e muitos pensam que é normal, consideram isso normal. É por isso que os regimes dito democráticos se transformam em autoritários, com a máscara de democracia. Sinto-me vigiado pelo big brother que não tem nada de irmão ou amigo, as cidades estão se tornando campos de concentração como Agamben insinua, os espaços são privatizados e o confinamento dentro deles diante de uma televisão, computador ou celular é comum.

Leandro Ferreira Braga
Enviado por Leandro Ferreira Braga em 30/10/2018
Código do texto: T6490290
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.